Sem categoria

Após prever crescimento, indústria de calçados tem queda de 13,9%

Depois de prever, no início do ano, crescimento de 5,9% na produção de 2011, o setor de calçados registra queda de 11,4% no acumulado de janeiro a agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as causas da retração estão o aumento das importações, a valorização do real no ano e a queda das exportações para a Argentina.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), de janeiro a setembro as exportações caíram 13,9% em dólares, em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as importações aumentaram 43,5%. Diante disso, a associação não arrisca fazer estimativas para os números do setor ao final de 2011. No ano passado, houve crescimento de 5%.

A queda da licença automática de exportação de calçados para a Argentina ajudou na contração da indústria. Segundo a associação, as dificuldades impostas pelo governo argentino para diminuir a presença do produto brasileiro em seu território fez com que, até agosto, os comerciantes argentinos comprassem 6 milhões dos 15 milhões de pares do produto previstos por um acordo no começo do ano.

Mesmo com o cenário ruim, a recente valorização do dólar, em setembro, trouxe mais competitividade à indústria, segundo a Abicalçados. A associação prevê investimentos em 2012 perto do previsto para este ano: R$ 543 milhões.

Fonte: Valor