Vereador Victor: Em defesa da água, pública e de qualidade!

O vereador Victor protocolou, em 3/10, Ante Projeto de Lei que dispõe sobre a concessão dos Serviços de abastecimento de água potável, da coleta e tratamento de esgotos sanitários em Campo Bom. A aprovação do projeto é um passo fundamental na caminhada contra a privatização da água em nosso município. É um momento fundamental da luta em defesa do saneamento público de qualidade, com acesso a toda a população.

Segundo Victor, é fundamental mobilizar as Câmaras Municipais da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos contra a privatização da água. No Rio Grande do Sul, grandes construtoras, começam a fazer lobby junto a prefeituras, como a de Uruguaiana, pressionando os municípios a privatizarem um serviço que deve ser público. “Precisamos esclarecer para a população que a água é um bem público e que precisa ser controlada pelo Estado/Município. A água é um bem universal, que não pode cair nas mãos de empresas da iniciativa privada”, destaca Victor, lembrando ainda que estas empresas querem transformar a água em mercadoria internacional.

Esta matéria é uma orientação do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, que tem chamado atenção sobre a privatização da água em alguns municípios do nosso estado. Em Campo Bom, a CORSAN, detêm a concessão dos serviços até 2034. Porém, vencido este período, não existe uma Lei municipal que empesa a privatização da água.

De Campo Bom,
João Flávio da Rosa