Em ritmo de crescimento, PCdoB Minas faz sua 14ª Conferência

 A perspectiva real de o PCdoB fazer prefeitos e bancadas expressivas de vereadores em 29 cidades do Estado com mais de 100 mil habitantes foi a tônica dos pronunciamentos do Ato Político que marcou a abertura da 14ª Conferência Estadual do PCdoB na noite de sexta-feira (7) no plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Abertura COnferencia - Jorge Contageante

O presidente nacional do partido, Renato Rabelo, conclamou os mais de 400 delegados das macrorregiões, dirigentes e militantes à vitória nas urnas para contribuir com o novo pacto político com os trabalhadores que a presidente Dilma Rousseff deverá comandar a partir da redução dos juros básicos da economia, recém-viabilizado. Uma nova fase nacional que o PCdoB ajudou a ensejar e que será o parceiro fiel em sua execução, afirmou.

Para o prefeito Márcio Lacerda (PSB), o “PCdoB é a âncora do cenário partidário. Legenda que tem em seus quadros pessoas sérias, austeras e respeitadas. Um partido cujos representantes se pautam pela luta por justiça social, pela democracia e modernização do Estado Brasileiro”. Dizendo-se honrado pela proximidade construída entre o PSB e os comunistas, da tribuna da Assembléia, Lacerda, de punhos cerrados, puxou um: “Viva ao PCdoB”, ainda contagiado pelas palavras de ordem da juventude comunista na abertura dos trabalhos.

O vice-presidente estadual do PT, Ouvidor Geral da Câmara, deputado federal Miguel Correia, também destacou o comportamento dos comunistas no Congresso Nacional em relação ao apoio ao Governo Dilma Rousseff: “O PT não é o partido mais fiel ao governo federal. O partido mais fiel ao governo da presidente Dilma é o PCdoB. E eu me sinto honrado e orgulhoso por estar nesta parceria com todos vocês”, destacou.

Apoio

A presidente estadual do PCdoB, deputada federal Jô Moraes, que coordenou os trabalhos de abertura da Conferência, leu a mensagem do dirigente petista, deputado Reginaldo Lopes, que está em Bogotá participando de atividade da Comissão de Combate ao Crack, reiterando as palavras de Correia. A prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), e o senador Clésio Andrade, também mandaram mensagens de apoio aos comunistas. “Com este gesto eles estão expressando a esperança no futuro”, disse Jô Moraes. Ela, também num gesto simbólico chamou os novos filiados do setor rodoviário até o palco para se apresentarem. “Eles são a certeza de que o PCdoB está no rumo certo. São trabalhadores dispostos a enfrentar os desafios para fazer nossa Minas Gerais melhor, nosso País mais desenvolvido e mais igual para os brasileiros”.

Recebido com palavras de ordem e com apoio declarado de Márcio Lacerda para disputar a Prefeitura de Contagem no ano que vem, o deputado estadual Carlin Moura inflamou os participantes ao afiançar que “o PCdoB tem vocação para ser grande. Vamos crescer nossas bancadas de prefeitos e vereadores. Sabemos os desafios que temos a enfrentar. O maior deles é colocar Minas no rumo nacional do projeto de desenvolvimento. Temos de resgatar o compromisso com os trabalhadores, com os professores que foram massacrados. Temos de restabelecer as finanças de Minas Gerais”, convocou.

Já o deputado estadual Celinho do Sinttrocel fez um discurso reafirmando sua convicção no PCdoB, partido ao qual está filiado. Ele é candidato à Prefeitura da também cidade operária, de Coronel Fabriciano. Celinho denunciou os ataques que vem sofrendo por parte do PT daquele município e pediu apoio mútuo dos partidos aliados ao PCdoB, dos militantes, dos trabalhadores.

Emoção

A apresentação do Grupo Aruanda, que abriu os trabalhos com uma Folia de Reis; o grupo Meninas de Sinhá, cantando e executando o Hino Nacional e a homenagem aos militantes históricos do partido, com o Diploma João Amazonas, animaram e emocionaram os participantes do primeiro dia da 14ª Conferência Estadual do PCdoB. 

De Belo Horizonte,
Borges