Sem categoria

Senado lança campanha para divulgar Teste da Orelhinha

"Dê ouvidos ao direito do seu filho" é o tema da campanha institucional lançada, nacionalmente, pelo Senado, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6), na Presidência da Casa. O objetivo da campanha é divulgar junto à população os benefícios sociais e de saúde em torno da realização do exame.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor da lei que obriga hospitais e maternidades a realizarem, gratuitamente, o exame denominado "Emissões Otoacústicas Evocadas", conhecido popularmente como o "Teste da Orelhinha", se disse grato aos que o ajudaram a aprovar o projeto.

“Eu tomei uma iniciativa legislativa que foi aprovada no Congresso e sancionada pela Presidência, mas só foi possível aprová-la com o apoio daqueles que têm a responsabilidade de cuidar das crianças brasileiras”, disse o senador.

Segundo a presidente do Conselho Federal de Fonodiaulogia, Bianca Queiroga, “com a realização dos exames e prevenção, os gastos públicos com educação especial e implantação de próteses são reduzidos e a adaptação social e cognitiva das pessoas com deficiência torna-se efetiva”.

Também presente no encontro, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) falou da conveniência da adoção deste procedimento nos hospitais e maternidades do país. “Não basta aprovar uma lei tão importante sem torná-la acessível ao público. O primeiro passo para fazer uma lei ser efetivada e cumprida, é divulgá-la para a população”, afirmou a senadora.

O teste da orelhinha, que dura de 3 a 5 minutos, consiste na avaliação da audição por meio de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) em recém-nascido para diagnóstico precoce de perda auditiva. O exame é indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.

De acordo com a Fundação Hear the World, atualmente apenas 5% dos recém-nascidos se beneficiam do procedimento que detecta problemas auditivos, denominado Triagem Auditiva Neonatal Universal.

Fonte: Agência Senado