PCdoB-Gravataí aponta retomada da bancada de Vereadores

O PCdoB , reunido neste sábado (1º/10) em sua Conferência Municipal na Câmara de Vereadores de Gravataí apontou a meta de retomar a Bancada de Vereadores, além de eleger sua nova direção municipal e delegados para a Conferência Estadual.

Conferencia gravatai - divulgação

A mesa de abertura da Conferência foi presidida por Geovani Machado (Silêncio) e secretariada por Nelson Hickmann e Adroaldo Gardê, do Comitê Municipal cessante. Após lida e aprovada as normativas de funcionamento da conferência, foi convidada para compor a mesa Cora Chiapetta, representando a Executiva Estadual do Partido.

Em sua intervenção Cora Chiapetta ressaltou a importância do fortalecimento do PCdoB em uma das maiores cidades do RS, visto serem fundamentais as tarefas dos comunistas diante do embate político entre as forças que querem ver o Brasil soberano, justo e democrático e os que desejam o retrocesso. Cora destacou ainda que para o Brasil avançar, de fato, é urgente e necessário um projeto nacional de desenvolvimento que contemple mudanças estruturais que rompam com o atraso que ainda presenciamos em nosso país, para isso “é preciso acumular forças, e lutarmos decididamente para um verdadeiro salto civilizacional soberano em nosso país, pois nosso povo é uno e original e precisa se livrar das amarras que impedem sua verdadeira emancipação e desenvolvimento”.

A dirigente do PCdoB acrescentou ainda que “estamos muito empenhados em efetivar um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que aponte para reformas estruturais de fundo como a reforma política ampla, com financiamento público de campanha e em lista com o objetivo de fortalecer a democracia, os partidos políticos e a representatividade, reforma agrária que atinja o latifúndio e que garanta a permanência dos agricultores na terra, a reforma urbana que atenda verdadeiramente as populações desassistidas das cidades, reforma dos meios de comunicação que democratize a cultura, o lazer e a informação – imaginem só: hoje 10 famílias dominam as principais redes de comunicação do país, entre eles os Sirotski ” acrescentou.

Por fim, Cora disse que os comunistas do RS estão com uma grandiosa tarefa: “elevar nosso protagonismo elegendo Manuela D’ávila, prefeita de Porto Alegre que abrirá nova perspectiva política para o Partido no Estado, inclusive fortalecendo nossa atuação na Região Metropolitana, e a retomada da bancada do PCdoB em Gravataí é importante pois passaremos à ser mais respeitados”.

Ato Político

Os trabalhos tiveram prosseguimento com um ato político presidido pelo camarada Felipe Benassuly, presidente do Partido em Gravataí. Estiveram presentes os representantes do PT, Élton Socol, o Presidente do PDT, Télbio Maron, os Secretários Adroaldo Gardê, da Agricultura, filiado ao PCdoB, Sérgio Oliveira, dos Esportes e Rejane Oliveira, Assistência Social, Néio Pereira, ex- Secretário da Saúde de Gravataí e Diretor do Grupo Hospitalar Conceição, Deputado Raul Carrion e da Prefeita de Gravataí, Rita Sanco.

Em suas falas, todos foram unânimes em destacar a importância do fortalecimento do PCdoB no município. Elton Socol, do PT falou do absurdo criado pela oposição para atacar a Prefeita Rita Sanco e tentar desconstruir o projeto popular na cidade “e o PCdoB foi fiel na defesa do projeto” destacou. O Presidente do PDT, Télbio acrescentou em sua fala, que os partidos da base aliada da Prefeita estão empenhados em eleger uma grande bancada de vereadores para não corrermos o risco de retrocesso e juntos podemos fortalecer a democracia”, destacou.

Em sua fala, Néio Lúcio falou que “ a unidade para enfrentar os problemas enfrentados na luta política da cidade passa também pelo reconhecimento do partido aliado principal, em ter mais humildade, entendendo que o crescimento e fortalecimento dos partidos aliados não é contraditório, pois ajuda a demarcar os campos da batalha política, e nós do PCdoB já fomos mal tratados aqui em Gravataí e nem por isso, neste momento em que a direita tenta dar um golpe na democracia o PCdoB não roeu a corda, manteve firme sua posição de defesa da legalidade”.

Raul Carrion, destacou que o PCdoB tem desempenhado um importante papel no Governo Tarso Genro, através de suas lideranças e quadros e que nosso fortalecimento passa pelo crescimento do nosso Partido para avançar ainda mais no processo democrático.

Por fim, a Prefeita Rita Sanco falou aos delegados do PCdoB presentes à Conferência, desejando êxito ao Partido e acrescentando que “ em nenhum momento, deste momento difícil de tentativa de golpe, em que os vereadores desta Câmara de Vereadores tentam um impeachment imoral, sem sustentação política, cujo único objetivo é derrotar o PT e seus aliados, nestes 16 anos de êxito frente à prefeitura de Gravataí, o PCdoB titubiou”. Rita Sanco fez uma explanação abrangente da situação política e das realizações da atual administração. Segundo ela, “ não há espaço para o retrocesso no município” e muito aplaudida destacou que é importante o PCdoB voltar a ter acento na Câmara pois fortalece o legislativo e a democracia”.

Neste ato o Deputado Raul Carrion abonou a filiação do camarada Marcelo Leone que retorna ao PCdoB como um dos nomes fortes para a disputa eleitoral de 2012.
Eleições 2012

A Conferência Municipal do PCdoB de Gravataí teve prosseguimento com a aprovação do Projeto Eleitoral para a Cidade cuja meta principal é a retomada da bancada do PCdoB na Câmara de vereadores. Para isto o Partido já conta com 10 pré-candidatos que colocaram seus nomes à disposição para a disputa em 2012.

Por fim foi eleita a nova Direção Municipal do Partido para o próximo biênio como segue:

Adroaldo Gardê – Representante Comercial, Sec. de Agricultura de Gravataí
Alex Martins – Fun. Público, Coord. do Abrigo Res. Parque dos Anjos
Alexandre Gerevini – Metalúrgico
Anajara Milanesi – Pedagoga empresarial, Coord. Gab. Sec. Agricultura
Ataíde Oliveira – Ex-Vereador e Presidente da Câmara, Metalúrgico
Carlos Alberto – Lampadinha – Aposentado, Líder Comunitário
Daniel DKG – Movimento Hip hop
Geovani Machado – Func.Público, Geógrafo, Professor
Harley Goulart – Funcionário Público
Jonas Tiago Silveira – Funcionário Público
Luis Felipe Benassuly – Médico
Luis Fernando Perelló – Func. Público, ambientalista, Biólogo
Marcelo da Silva Lara – Barsa – Técnico em Eletrotécnica
Marcelo Leone – Médico
Maria Isabel Vidal – Contadora
Maribel Wagner –Micro- Empresária, Coord. do Abrigo do Idoso de Gravataí
Marlei Ventura – Professora
Nelson Hickmann – Contador, Autônomo
Onice Lemos da Fonseca – Técnica de Enfermagem
Paulo Siebre – Paulinho do X – Comunicador, Músico e Func. Público
Rafael Lorencena – Trabalhador inciativa privada
Taís Santini – Funcionária Pública
Zenaide Zarriff – Aux. Administrativo, Func. Comitê do Partido

Delegados para a Conferência Estadual: Adroaldo Gardê, Ataíde Oliveira, Geovani Machado e Marlei Ventura.

De Gravataí,
Geovani Machado