Sem categoria

Palestinos já têm apoio de oito países na ONU

Oito membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas se comprometeram em apoiar o pedido de reconhecimento do Estado palestino como membro pleno da organização, segundo informou o ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad al Maliki, em entrevista à rádio "Voz da Palestina" citada nesta quinta-feira (29) pelo jornal israelense Haaretz.

Os esforços agora se concentram em garantir mais um apoio. "Estamos trabalhando duro por um novo e um décimo votos", disse Maliki. Para o ministro, o próximo comprometimento pode vir da Colômbia, de Portugal ou, principalmente da Bósnia. Os países que, de acordo com o ministro, já apoiam a iniciativa palestina são: Rússia, China, Índia, África do Sul, Brasil, Líbano, Nigéria e Gabão.

Para ter validade, a decisão do Conselho de Segurança precisa ser aprovada por pelo menos nove de seus 15 integrantes e não ser rejeitada por nenhum dos cinco membros permanentes com poder de veto (Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia e China).

Se aprovado, o pedido segue para a Assembleia Geral da ONU, onde deve ser ratificado por pelo menos dois terços dos membros. Os Estados Unidos, entretanto, já declararam que vetarão o pleito palestino no Conselho de Segurança.

A primeira reunião do comitê que vai analisar o pedido palestino será na sexta-feira (30), em Nova York, às 10h locais, segundo informou o embaixador do Líbano, Nawaf Salam, que preside o Conselho de Segurança em setembro.

Com agências