Encontro debate diretrizes da política de comunicação do PCdoB-PA

Durante encontro realizado nos dias 23 e 24 foi apresentado e debatido as diretrizes gerais da política estadual de comunicação do PCdoB-Pará

DIRETRIZES GERAIS PARA POLÍTICA ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO

APRESENTAÇÃO

01-O mundo passa por um momento de grande efervescência política, causada por profunda crise do sistema capitalista ocasionando intervenções imperialistas que busca subjugar os povos e países soberanos. Aumentando ainda mais as contradições e tensões políticas e sociais com eclosão de conflitos internacionais.

02-No Brasil permanece na ordem do dia, lutar para o governo da presidente Dilma avançar nas mudanças, construir um novo projeto de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho e inclusão social. Também esta em pauta intensificar as lutas pelas reformas sociais: educacional; urbana e agrária, assim como as estruturantes: a tributaria; a da comunicação e sobre tudo uma reforma política democrática.

03-Para os comunistas paraenses identificamos que vivemos um momento especial, é hora de enfrentar as elites que buscam dividir o estado, precisamos estabelecer um debate qualificado e idôneo, discutir o modelo de desenvolvimento que existe no Pará, evitando rivalidades regionais, que poderão tornar esse processo democrático em uma guerra política prejudicando a avaliação da sociedade sobre o pleito. O PCdoB aprovou posição contrária a divisão. Vamos mobilizar nossa militância para fazer o bom combate e interagir com os trabalhadores e o povo se apresentando com cara própria nesse processo.

04-É nesse cenário que realizamos o I Encontro Estadual de Comunicação, objetivando implementar as resoluções do encontro nacional traduzindo de acordo com a realidade do partido no Pará. Também consistem em ganhar as direções partidárias para entender o caráter estratégico do trabalho de comunicação travando a luta de idéias, resgatando a defesa da identidade comunista do partido e do seu objetivo tático e estratégico, difundindo o programa socialista do partido.

TRAVAR A LUTA DE IDÉIAS. É TAREFA CENTRAL DO TRABALHO DE COMUNICAÇÃO

05-É preciso entender que o trabalho de Comunicação é estratégico para os comunistas, pois é através dele que desenvolvemos e travamos grande parte da luta de idéias com a sociedade através de instrumentos (programa de rádio, TV, internet, peças publicitárias entre outros). Portanto é um setor essencial da vida partidária, para forjar a política e a ideológica, cumprindo também uma função organizativa e orientadora de nossa política que abrange o conjunto das fileiras partidárias na orientação da luta política e social para construir um PCdoB forte de quadros e de massas.

APERFEIÇOAR O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO PARTIDÁRIO

06- Sem um sistema organizado e profissional no trabalho de comunicação é difícil cumprir o papel de travar a luta de idéias e difundir a propaganda revolucionária para as massas trabalhadoras e para a militância partidária. É necessário que o partido entenda a comunicação como um dos pilares fundamentais da estruturação partidária. (Aceitar a política; difundir o programa; atuar nos diversos setores da sociedade; estudar e se formar como também transformar nossas idéias em força material).

07- É preciso construir uma militância que se dedique entre outras tarefas, no trabalho da comunicação com prioridade em sua atuação a partir da constituição de uma comissão estadual, como também definir nos principais comitês municipais responsáveis e também nas frentes de massas por esse trabalho.

08- Outro elemento que faz parte de nosso sistema de comunicação são os instrumentos de difusão de nossas idéias. É preciso buscar a estruturação de forma profissional, equipando assas ferramentas de formas modernas e com profissionais qualificados. Ao mesmo tempo criando uma rede de colaboradores. Essa não é uma tarefa simples, pois parte de nossas dificuldades se da por conta de nossa baixa inserção social e das condições materiais que passa o partido na atualidade aqui no estado.

PLANEJAR O TRABALHO DE COMUNICAÇÃO

09- Já dizia um grande provérbio chinês “Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve” É fundamental planejarmos nossa ação nessa área, buscando desenvolver de forma clara nosso trabalho para contribuir com nossos objetivos táticos e estratégicos a luz das resoluções do 12º congresso nacional e das resoluções de nossa 14ª conferência estadual. Definindo os objetivos gerais e específicos, definindo passo a passo nossas ações, com metas e responsáveis.

APERFEIÇOAR E MELHORAR OS INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO DO PARTIDO

10- As classes dominantes e conservadora no Pará disputam o poder político dispondo de fartos instrumentos e profissionais na área de comunicação como: TV, Rádio, internet, jornais entre outros, no qual ditam regras e difundem suas idéias para alienar e dominar nosso povo. A informação tem conteúdo de classe e para o partido combater as idéias conservadoras precisa dispor também de instrumentos de massas para chegar nossas mensagens para os trabalhadores e para o conjunto da população. Nesse sentido precisamos nos qualificar para travar essa luta, aperfeiçoando cada vez mais e melhor nossos instrumentos.

I – Portal Vermelho e Partido Vivo

11- É um dos principais instrumentos nacional de comunicação do PCdoB, tem um caráter amplo de difusão de nossas idéias chagando a atingir cerca de um milhão de acessos mensal.

12- Aqui no Pará buscamos contribuir com o trabalho nacional através de matérias com cobertura de acontecimentos gerais e de eventos partidários. Entretanto nosso trabalho se da de forma assistemática com momentos de picos e outros de grande refluxo. Nos últimos dois anos produzimos cerca de 700 matérias no Caderno Estadual, sejam elas com produções próprias e clipes atingindo a media de 5.000 acessos mensais, carecemos de profissionais e de uma rede de colaboradores.

II- Jornal A “Classe Operaria”

13-Instrumento voltado para agitação de massa do PCdoB, A distribuição do jornal tem sido feita de forma irregular no estado, principalmente apresentando grandes dificuldades nos períodos eleitorais. O nosso desafio é de ganhar o conjunto partidário para a importância do jornal e a compreensão que tal tarefa não é somente da comunicação, mas como também de todo o partido. É necessário integrar o trabalho com a secretaria de organização buscando a sua distribuição na vida militante e para o crescimento do PCdoB nos setores mais dinâmicos, sobre tudo no seio da juventude, dos trabalhadores e das mulheres, locais onde o partido definiu em sua 14ª conferência Estadual como prioritário ao seu crescimento.

III – O Programa Socialista do PCdoB

14-O Programa Socialista foi atualizado no último congresso nacional do partido, essa ferramenta concentra os nossos objetivos a curto, médio e a longo prazo ao mesmo tempo em que estabelece o caminho para o socialismo no Brasil, trata de nossas principais bandeiras táticas e estratégicas aponta as reformas estruturais que nosso país precisa para se desenvolver. A divulgação dele requer planejamento e organização, através de debates para formar o exercito partidário que vai interagir com a sociedade para ganhar os trabalhadores e o povo na causa da bandeira e da construção do socialismo no Brasil. É preciso planejar o debate e a massificação desse instrumento para a sociedade.

IV – As inserções estaduais de rádio e televisão

15- Um dos principais instrumentos de comunicação do partido no Pará que tem interagido com as grandes massas de trabalhadores e do povo chegando a atingir cerca de quatro milhões e meio de telespectadores que escuta e assiste as inserções no horário nobre do rádio e da televisão. Vale ressaltar o papel que temos desenvolvido nessa área nos últimos cinco anos, com profissionalismo, produzindo peças publicitárias criativas e linguagem própria que exigem esses instrumentos.

16-O desafio do momento é de regionalizar as inserções buscando atingir cada vez mais as grandes massas, ao mesmo tempo potencializar a transmissão de nossas mensagens de forma clara e objetiva, pondo em evidencia nossas lideranças partidárias, institucionais, eleitorais e dos movimentos sociais.

17- A linha de abordagem que sugerimos para as próximas inserções é sobre os 90 anos do PCdoB, a atualidade da luta pelo socialismo, o trabalho nas lutas sociais e das ações desenvolvidas nos instrumentos institucionais que dirigimos.

V – O Boletim “Direto ao Ponto”

18-Instrumento de orientação da comissão política para os dirigentes intermediários do partido, no momento atual de fortalecimento das instancias partidária, faz-se necessário resgatar e reeditar esse boletim para transmitir e orientar de forma ágil os mais de 100 comitês municipais do PCdoB no Pará.

VI – Sitio estadual do PCdoB (www.pcdobpa.org)

19- Como novidade da comunicação partidária no Pará, buscaremos editar e lançar o sitio estadual do PCdoB, com interatividade, chat e outras ferramentas de entretenimento. Sobre tudo com produção de matérias abordando a realidade socioeconômica do Pará e da vida partidária.

A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

20- A regulação dos meios de comunicação não é censura, mas um instrumento fundamental para o exercício democrático do direito constitucional que assegura a liberdade de pensamento e de expressão.

21- O monopólio da mídia esta concentrado nas mãos de meia dúzia de famílias, é agravado pela propriedade privada onde uma mesma empresa pode ser dona de jornais diários, revistas e emissoras de rádio e televisão. Esta é a maior e mais concreta ameaça contra o pleno exercício daquelas liberdades constitucionais e que permite o exercício de uma verdadeira censura privada contra notícias e opiniões que não agradem aos donos da mídia.

22- A inexistência de um marco regulatório, exigido pela Constituição de 1988 e ainda à espera de uma legislação específica, permite o exercício irresponsável daquela “liberdade de empresa” que difunde notícias sem base real além dos interesses e preconceitos dos editores, proprietários e setores conservadores.

23- O Partido no seu 12º Congresso, de 2009, considera esse debate estratégico. “O direito à comunicação é indispensável à cidadania e à democracia”, diz aquele documento, que ressalta o combate à monopolização do setor, prega a revisão dos critérios de concessão para o setor privado, e defende a criação de mecanismos de controle social.

24- O desafio é de buscar constituir um movimento partidário que levante a bandeira do fim do monopólio da mídia e que atue através de rádios comunitárias, blogs e sítios alternativos.

A PARTICIPAÇÃO PARTIDÁRIA NAS REDES SOCIAIS

25- As redes sociais são estruturas sociais l por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes e a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais. As redes sociais são compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

26- Dito isso, isso faz necessário investir para que o partido no Pará entre de forma organizada nesse campo fazendo e travando a luta de idéias. É preciso ocupar as redes sociais dando prioridade ao Twitter e ao Facboock.

O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES 2012

27- A comunicação partidária precisa estar a serviço do projeto eleitoral. Para isso devemos compor a comissão de trabalho eleitoral do PCdoB-Pará buscando orientar os comitês municipais sobre planejamento, marketing, propaganda e legislação eleitoral.

28- Temos como tarefa nessa área, organizar um grande seminário eleitoral estadual que trate das eleições 2012, lançando uma cartilha eleitoral do PCdoB, que oriente os candidatos e os comitês municipais sobre o processo eleitoral, as fases de campanha, marcas e as devidas mídias necessárias para o PCdoB alcançar uma grande vitória eleitoral no Pará.

OS GRANDES EVENTOS PARTIDÁRIOS E O CALENDÁRIO DA COMUNICAÇÃO

29 – O PCdoB completará 90 anos de luta defendendo os trabalhadores e o povo brasileiro. Enfrentou duas ditaduras e o revisionismo no seio do partido. É o momento de resgatar a cultura revolucionária e a perspectiva da bandeira do socialismo. Nacionalmente vai ser realizado um grande ato show político em homenagem aos 90 anos da nossa organização, esta sendo orientado para os comitês estaduais realizarem, debates, sessões solenes, festas e um conjunto de atividades que busque ressaltar o PCdoB nessa importante data para os comunistas.

30 – Aqui no Pará, é de nossa tradição organizar várias atividades em comemoração ao aniversario do partido. Estamos propondo um conjunto de atividades como: Encontro da mídia alternativa do PCdoB; seminário eleitoral; comemoração dos 40 anos da Guerrilha do Araguaia; os 25 anos do assassinato do camarada Paulo Fonteles, homenagear a memória do nosso grande líder Neuton Miranda entre outras. Todas essas atividades devem culminar com os 90 Anos de luta do PCdoB e o resgate da bandeira socialista com um grande ato show no anfiteatro João Amazonas na Praça da Republica.

2º Semestre de 2011

– Encontro de comunicação
– Encontro Internacional da mídia livre em Foz do Iguaçu
-Lançamento do Sitio do PCdoB-Pará (WWW.pcdobpa.org)
– Jantar com os profissionais do jornalismo e da comunicação
1º Semestre de 2012
– Debate pela democratização dos meios de comunicação e o encontro estadual de blogs e mídia alternativa do PCdoB
– Sessão Especial na Alepa em homenagem a memória do camarada Neuton Miranda
– Sessão Especial na Alepa em homenagem a memória do camarada Paulo Fonteles
– Organizar as peças de rádio e TV para as inserções comerciais do PCdoB
– 90 Anos de luta do PCdoB
– Seminário Eleitoral do PCdoB
– Lançamento da cartilha eleitoral do PCdoB
– Convenção Eleitoral do PCdoB

2º Semestre de 2012

– Orientação na preparação das peças de campanha eleitoral do partido
– Preparar as peças da propaganda eleitoral do Partido no radio e na TV em Belém

RELAÇÃO COM A GRANDE MÍDIA E OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

31- É importante buscar uma relação com os profissionais do jornalismo e da grande mídia paraense, com o objetivo de cavar espaço em programas das rádios e jornais de circulação do Pará. Para isso faz necessário contratar um profissional dessa área para fazer assessoria de comunicação e de imprensa no sentido de cavar espaços nesses instrumentos. Como atividade inicial, estamos propondo a realização de um grande jantar com esses setores.

Belém, 24 de setembro de 2011
Secretaria Estadual de Comunicação