Pescadores artesanais do Amazonas firmam contrato com a Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai firmar na próxima quarta-feira (28) dois contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O acordo será feito com entidades representativas de trabalhadores rurais e agroextrativistas dos estados do Amazonas e do Acre, para compra de pescado e castanha-do-brasil.

A assinatura dos convênios Cédula de Produto Rural ou CPR-Doação ( para Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea) e CPR-Estoque (Formação de Estoque pela Agricultura Familiar) será feita pelo presidente da estatal, Evangevaldo Moreira dos Santos. No primeiro caso, com representantes da Associação dos Trabalhadores Rurais de Juruá, no Amazonas. No segundo caso, com a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Coopeacre).

Para o Amazonas, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o contrato da CPR-Doação vai disponibilizar quase R$ 100.00 para compra de 22.200 kg do peixe pirarucu. A ação vai beneficiar 29 pescadores e mais de 4 mil famílias de instituições carentes da região. Pelo contrato, o produto será entregue às entidades sem escama, segundo as normas da vigilância sanitária. Esta ação do PAA é a primeira firmada com a entidade na região.

Já para o Acre, a CPR-Estoque vai investir cerca de R$ 1,5 milhão, que serão destinados à compra de castanha-do-brasil, in natura. A ação vai atender mais de 2.800 agroextrativistas de 11 municípios acreanos, beneficiando 334 famílias de castanheiros.

Fonte:
Conab