Nenhuma mulher fora do jogo

A organização feminista francesa “Femmes Solidaires” manteve, na festa do Jornal L´Humanité, em Paris, um estande muito movimentado, com debates e exposições, que tiveram como centro a divulgação da campanha nacional “Nenhuma Mulher Fora do Jogo”.

Esta campanha, lançada em junho numa coletiva à imprensa, demandava ao Ministro da Comunicação e da Cultura a paridade na divulgação do esporte. Atualmente, dos 21 maiores eventos esportivos transmitidos na TV, apenas 7 são de esporte feminino.

A divulgação da campanha, no estande da festa do L´Humanité, constou da exposição de matérias de publicidade e de um debate contra a discriminação da mulher no esporte, com a presença, dentre outras debatedoras, da ex-ministra do Esporte da França, Marie George Buffet e da presidente nacional da “Femmes Solidaires”, Sabine Salmon. Numa plenária cheia de mulheres, com muitas professoras de educação física, debateu-se medidas contra a discriminação das mulheres no esporte. O símbolo da campanha é a campeã de ciclismo, Jeannie Longo, que aos 53 anos foi mais uma vez campeã de ciclismo na França. Em entrevista à revista “Clara”, Jeannie Longo afirmou “aquelas que se movem pela paixão duram”.

Outro tema de debate no estande foi a preocupação com a defesa do aborto, no que se refere à resistência ao desmonte dos espaços públicos existentes hoje na França de realização legal do aborto. Essa conquista, que foi resultante da luta das feministas francesas, vem sendo alvo de ataque da direita conservadora e de corte de investimento público no contexto da crise econômica.

A presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, que esteve na Festa do L´Humanité, representando nacionalmente o Partido, visitou o estande das “Femmes Solidaires”, participou desses ricos debates, e conversou com as dirigentes dessa organização de mulheres francesas, bem como com Carine Delahaie, a redatora de sua revista “Clara”, a quem presenteou alguns exemplares da revista “Presença da Mulher”.