Lideranças de peso entram no PCdoB-Pará

Com a presença de mais de 400 militantes, o PCdoB-Pará realizou na noite da última quinta-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal de Belém, um ato histórico que marcou a filiação de lideranças expressivas do cenário político estado.

Ato de Filiação no Pará

O ato marcou ainda o retorno da vice-prefeita de Ananindeua e ex-deputada, Sandra Batista, ao Partido. O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Ananindeua, conhecido como Muca também juntou-se aos novos filiados.

A histórica militante da esquerda paraense, a professora e historiadora Edilza Fontes também assinou a ficha do PCdoB.

A novidade de última hora foram as filiações de Carlos Pina e do cabo Élio. Lideranças conhecidas em Belém, o ex-vereador Pina tem sua base principal no maior conglomerado humano da cidade, o bairro da Guamá. Já o Cabo Élio foi uma das maiores lideranças dos movimentos reivindicatórios da polícia militar do estado, angariando grandes votações nos últimos pleitos que participou.

Além das lideranças mais conhecidas no estado, centenas de novos nomes virão compor as chapas da capital e de outros municípios, oriundas dos movimentos sociais, juventude, esportistas, ambientalistas, mulheres, pastores evangélicos, empresários, entre outros – demonstrando a multiplicidade e amplitude da ação do PCdoB no Pará.

Eleições em Belém

Durante o ato, que contou com a presença da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), o Comitê Municipal lançou o nome do ex-secretário de estado e atual presidente da sigla, Jorge Panzera à Prefeitura de Belém. A indicação de Panzera recebeu o aval da direção nacional da Legenda.

Em manifesto, a presidente do Partido na capital registrou a necessidade de Belém voltar as mãos do povo, debatendo um programa para a cidade. A pré-candidatura recebeu ainda a sinalização de apoio dos presidentes do PTN, PHS e PTdoB. Mais filiações de peso são aguardadas até o dia 6 de outubro, data máxima para a filiação de novos nomes que formamarão as chapas para 2012.

De Belém,
Leila Márcia