Sem categoria

Conferência de PE: Audácia e protagonismo para um PCdoB forte

Entusiasmo, audácia e protagonismo foram as palavras que marcaram os dois dias da 17ª Conferência Estadual do PCdoB em Pernambuco, realizada neste final de semana na Universidade Católica (Unicap), no Recife.

A abertura da Conferência teve a presença do presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, e dos comunistas que cumprem papel de relevância no cenário político estadual, como o Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, a deputada federal Luciana Santos, o deputado estadual Luciano Siqueira e o secretário de Ciência e Tecnologia Marcelino Granja

A Conferência reuniu 405 delegados eleitos, que representam o Partido de 93 cidades da Região Metropolitana e do interior, além de mobilizar sete mil militantes organizados em 210 bases. Entre eles, várias lideranças políticas, professores, prefeitos, pré-candidatos, vereadores, presidentes e diretores de sindicatos e entidades juvenis, de mulheres, negros e LGBT. Eles debateram o projeto de resolução política, que pontua as posições partidárias diante da conjuntura nacional e internacional, a realidade política estadual e os projetos eleitorais municipais para 2012.

Na abertura da Conferência, o presidente Renato Rabelo fez uma intervenção abordando aspectos da crise mundial do capitalismo, iniciada a partir de 2007, decorrente do quadro político internacional. “Não há economia no abstrato. Os problemas econômicos são fruto de decisões políticas. Estamos na terceira grande crise econômica, e ela está atingindo diretamente o centro do capitalismo, que são os Estados Unidos, Europa e Japão. Enquanto isso, a China apresenta altos índices de desenvolvimento, e o Brasil dribla a crise com uma economia que vem se solidificando”, disse.

Rabelo colocou, ainda, a importância da construção partidária, as tarefas do PCdoB e as chances de fortalecimento do Brasil diante da crise internacional. Saiu em defesa da presidenta Dilma, que se firma enquanto liderança política ao priorizar a agenda social, com distribuição de renda, sem ceder à pressão da mídia e das elites conservadoras que tentam mudar o foco do Governo Federal com as denúncias de corrupção, levantando um falso antagonismo entre a era Lula e o atual governo. Entre os acertos da presidenta, os ajustes na macroeconomia, com a redução da taxa de juros, mereceram especial destaque na fala de Renato Rabelo. Para encerrar, ele reforçou o papel dos movimentos sociais e das lideranças de massa no fortalecimento da luta do povo brasileiro, com autonomia de suas bandeiras históricas e da luta de categorias.

O presidente do PCdoB em Pernambuco, Alanir Cardoso, avaliou o cenário estadual como momento estratégico para o avanço das forças progressistas, sob a liderança do governador Eduardo Campos (PSB), que em Pernambuco tem acompanhado o projeto de desenvolvimento iniciado por Lula. E animou os conferencistas ao citar a significativa lista de cidades do interior do Estado onde o PCdoB deverá priorizar a construção de chapas próprias de vereador ou lançar candidatos a prefeito, com o objetivo de fortalecer e crescer o Partido a partir das realidades locais. Para o presidente estadual, o coletivo partidário alcançou um elevado grau de consciência dos desafios e tarefas que o PCdoB tem a construir em no Estado.

Um partido mais maduro e renovado

No último dia da conferência foi apresentado o balanço das atividades do comitê estadual que revelou um partido mais fortalecido e maduro, que apoiado pela sua militância, está sempre presente nas lutas política, social e ideológica. O partido tem representação organizada em 93 cidades pernambucanas e conta com mais de 13 mil filiados. “Tivemos um balaço muito positivo, mas ainda temos grandes desafios pela frente para garantir melhores resultados políticos e transformar o Brasil em um país soberano, democrático e socialmente avançado”, avaliou José Bertotti.

Após as intervenções dos delegados, a plenária aprovou o projeto final de resolução política, um instrumento de trabalho que vai nortear as atividades do comitê estadual pelos próximos dois anos. O programa prevê ações voltadas para o fortalecimento da unidade do partido no estado e para a construção de um partido com maior protagonismo.

Para essa nova luta, o PCdoB ganhou mais um reforço. Durante a plenária, o professor Aurélio Molina assinou sua ficha de filiação ao partido e foi saudado com entusiasmo. "Sem abrir mão dos seus princípios e da sua tradição, o PCdoB é um partido que se renova. O velho é a vanguarda desse momento político", disse Molina muito emocionado.

Ao final da plenária, os delegados elegeram o novo comitê estadual, que vai dirigir as ações do partido pelos próximos dois anos (2011-2013). Os 61 membros do partido têm a missão de fortalecer as ações do partido em todo estado.

Veja a composição do novo comitê:

1. Alanir Cardoso
2. Alcides dos Anjos Leitão – Jesus
3. Alessandro Costa Freitas
4. Alessandro Leite – Alex
5. Amanda Gondim
6. Antonieta Trindade
7. Augusto Simões
8. Carlindo Batista
9. Claudio Carraly
10. Carlos Silva – Carlinhos
11. Cida Pedrosa
12. Cristiano Ferreira
13. Edilson Fernandes
14. Fernanda Costa Lima
15. Francisco Vital
16. George Braga
17. Glauce Medeiros
18. Guido Bianchi
19. Hemilton Beserra
20. Henrique Fenelon
21. Herbert Beserra
22. Hilda Gomes
23. Inamara Mélo
24. Inês Tenório
25. Iron Mendes
26. Isadora Garcia
27. Ismael Cassimiro
28. Israel Guerra
29. Jorge Carreiro
30. José Bertotti
31. José Inácio – Zezinho
32. Tadeu Lira
33. Laudijane Domingos
34. Lícius Cavalcante
35. Luciana Santos
36. Luciano Duda
37. Luciano Moura
38. Luciano Siqueira
39. Lúcio Monteiro
40. Maksandro Souza
41. Marcelino Granja
42. Márcia Ramos
43. Marcos Siqueira
44. Marcus Sanchez
45. Moacir Paulino
46. Nelson Pereira Carvalho
47. Ossi Ferreira
48. Paulo Dantas
49. Renildo Calheiros
50. Saulo Maurício – China
51. Sidey Mamede
52. Silvana Valdevino
53. Suely Santiago
54. Sybelle Chagas
55. Thauan Fernandes
56. Thiago Modenesi
57. Thiara Milhomem
58. Thiago Delácio
59. Valéria Silva
60. Wildes Mariléia – Léa
61. Wilma Araújo

Por Inamara Mélo,
Do Recife

Leia mais:
-Conferência do PCdoB de Fortaleza debate desafios para 2012