Aracaju: Karla Trindade debate juventude e cultura com estudantes

Na noite da última quarta-feira (21)a vereadora Karla Trindade (PCdoB) participou de um debate sobre Juventude e Manifestações Culturais, na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, no conjunto Augusto Franco. Estudantes do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal compareceram e puderam tirar dúvidas, além de opinar sobre o assunto. O debate fez parte da programação da Semana da Juventude, promovida pela biblioteca, que também contou com uma mostra cultural na terça-feira, 20/9.

Karla debate Juventude e Cultura com estudantes de Aracaju

A vereadora destacou a necessidade de democratização do acesso à cultura e de valorização da educação. “A escola e a universidade facilitam a produção e o consumo de cultura, nas mais diversas formas de expressão. As manifestações culturais, muito mais que de entretenimento, são ponto de convergência da juventude”, afirma a vereadora.

Durante o debate, os estudantes se manifestaram e apresentaram algumas demandas de suas comunidades. A vereadora explicou que muitos projetos, hoje concretos, partiram de discussões na comunidade, como foi o caso da Praça da Juventude, um espaço voltado à cultura e ao lazer. O local foi uma reivindicação de um jovem estudante aracajuano durante a 1ª Conferência Municipal da Juventude em 2008. A ideia foi levada adiante e, em maio de 2010, Aracaju foi a primeira cidade a inaugurar Praça da Juventude.

Outros exemplos de sugestões que se concretizaram foram citados pela parlamentar, com o objetivo de mostrar para o público presente a importância e a força do debate de ideias. “Se houver uma identidade cultural fortalecida, maior serão as possibilidades para a livre expressão e para a conquista das mudanças”, afirma a vereadora, destacando o papel de movimentos culturais como o do Hip Hop que, através de projeto de sua autoria, ganhou uma semana inteira no calendário oficial do município.

Ao final do debate, a diretora da biblioteca, Maria José Lima, agradeceu a presença dos estudantes e a participação da vereadora Karla. “Agradecemos a presença da vereadora Karla que compreende a importância de debates como esse. Momentos como este fortalecem o nosso papel, que é disseminar conhecimento e contribuir para o enriquecimento da cultura”, ressalta a diretora. No último dia 8, a unidade foi indicada na categoria Biblioteconomia do prêmio Educar-se 2011, uma iniciativa do portal Educar-se que homenageia profissionais e instituições que se destacaram durante o ano na área de educação.