TSE anuncia que 5 cidades do PI terão votação biométrica em 2012

Segundo a Justiça Eleitoral, essa é a forma mais segura de identificação do eleitor

Nas próximas eleições, os votantes de mais três municípios piauienses serão identificados nas urnas através da leitura de suas impressões digitais. As cidades de Picos, Floriano e Francisco Santos serão as próximas a passarem pelo recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.

Os municípios de Piripiri e Piracuruca foram os primeiros do Piauí a receberem o novo sistema de reconhecimento do eleitor. No pleito de 2010, mais de 1,1 milhão de brasileiros votaram em urnas eletrônicas com leitor biométrico.

Nas cinco cidades do Piauí, a votação na urna eletrônica não terá modificações. A única diferença está na liberação para votação, que não será mais feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor.

Segundo a Justiça Eleitoral, essa é a forma mais segura de identificação do eleitor, pois o sistema só autoriza a votação após o reconhecimento da digital previamente cadastrada dos votantes.

Com esta nova tecnologia, torna-se inviável um eleitor se passar por outro no momento de sua identificação, já que nenhuma pessoa tem digitais iguais às de outra.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai divulgar na próxima quarta-feira (21) as medidas adotadas para o recadastramento dos dados dos eleitores dos três municípios citados no início desta matéria.

PEDIDOS
Será apreciado na manhã desta segunda-feira (19) o pedido de revisão eleitoral do município de Itainópolis, além da solicitação do pedido de implantação do sistema biométrico pelo juiz da 57º zona eleitoral.

Fonte: 180 graus