Coletivo de Esportes do PCdoB Fortaleza realiza conferência

Foi realizada na última semana, no dia 15 de setembro, a 1ª Conferencia do Coletivo de Esporte do PCdoB de Fortaleza. Com grande mobilização de entidades, atletas, gestores e agentes esportivos, mais de 50 pessoas participaram do encontro.

Carlos Alves, coordenador do Coletivo de Esporte, destacou a multiplicidade dos participantes e comentou sobre o papel do militante esportista que, naturalizado com sua luta pelo desenvolvimento do esporte no Ceará, vem acrescentar com suas experiências comunitárias e pedagógicas na melhoria da sociedade.

Evaldo Lima, Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, falou sobre as políticas em âmbito nacional do PCdoB, com o Ministro Orlando Silva, e as diversas conquistas no município com os programas e projetos implantados pela Secel. Segundo o professor Evaldo, os projetos, que democratizam o esporte e o lazer, atendem mais de 20 mil pessoas diariamente em comunidades da capital cearense. O titular da Secel também destacou a importância do militante comunista e do centralismo democrático fundamentado e debatido.

Ana Lúcia Viana, dirigente municipal do PCdoB, confirmou a importância do processo de Conferência que o Partido vivencia, sua formatação, resoluções e a eleição dos delegados que participarão das Conferências Municipais e Estadual do Partido. Ana Lúcia comentou também sobre o dever da continuidade do coletivo, das nossas lutas, demandas, conquistas e participação efetiva no processo da Copa do Mundo que será realizado em Fortaleza em 2014.

Durante a plenária, falaram dirigentes de grupos de capoeira, associações de basquete, federação de motocross, professores de escolinhas de surf, skate e bodyboard, estudantes e professores de educação física, funcionários da Secel e atletas de várias categorias.

Nas resoluções, foi aprovada a luta por: Formação de Centros de Excelência em Esportes – CTS; apoios financeiros para entidades e atletas, denominados bolsa atleta municipal; aumento do orçamento da Secel atingindo 1% da arrecadação do Município; integrar programas e projetos para encaminhar a projetos de alto rendimento; e criação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.

No final do encontro houve o ato de filiação de professores de esportes radicais, em destaque o bi campeão brasileiro de bodyboard e diretor da PF Surf Scholl, Luiz Gustavo. Foram eleitos os delegados, que representarão o Coletivo de Esporte na Conferência do PCdoB em Fortaleza: Mestre Lula e Carlos Alves, tendo como suplente a Dra. Antônia Matias e Luiz Gustavo.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações de Carlos Alves)