Sem categoria

Piñera diz que 70 mil estudantes chilenos perderão o ano letivo

Nesta segunda (19), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, declarou que 70 mil estudantes do ensino médio perderão o ano letivo. Esses jovens e os estudantes universitários estão mobilizados desde maio para exigir uma melhor educação pública, gratuita e de qualidade, situação que na maioria dos casos se traduziu na tomada de colégios e universidades e na paralisação das aulas.

Piñera disse que esses estudantes, que representam 2% do total de matriculados em todo o país, "não quiseram nem facilitaram o caminho", ao rejeitar inscrever-se em um programa estatal para finalizar o primeiro semestre do curso em outros colégios. O presidente fez as afirmações em entrevista à Televisión Nacional de Chile.

"É muito doloroso ver como 70 mil crianças perderão seu ano letivo, mas um presidente tem que se preocupar pelos três milhões e meio de estudantes e colegiais que precisam iniciar o segundo semestre e seguir avançando", indicou.

A Confech (Confederação de Estudantes do Chile) expressou nesta semana seu rechaço à resposta do governo, que rejeitou duas das quatro condições colocadas pelos jovens para iniciar um diálogo. As condições rejeitadas pelo governo são flexibilizar o semestre acadêmico nas universidades e frear o envio ao Congresso de projetos de lei relativos ao ensino.

Sobre este último aspecto, Piñera disse não compreender a rejeição dos universitários a duas iniciativas legais "que vão ao vivo benefício dos estudantes".

Com Efe