Ministro anuncia criação de curso de engenharia em Tefé

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a criação de cursos de engenharia na área de petróleo e gás no âmbito Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia (IFET) em Tefé, distante 575 quilômetros de Manaus. O IFET, a ser construído no município, faz parte do plano de expansão do Ministério da Educação para as universidades federais e institutos federais tecnológicos para 2012.

Vanessa Haddad

Fernando Haddad tomou a decisão em reunião com senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) nesta terça (20), em Brasília. Ela cobrou dele maior investimento no ensino superior em Tefé, principalmente sobre a necessidade da construção do Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Haddad explicou que depois do IFET haverá maior empenho para viabilizar a obra do Campus.

O ministro comprometeu-se com criação dos cursos de engenharia após ouvir o relato da senadora sobre os investimentos que estão sendo feitos na região na área de petróleo tanto pela iniciativa privada quanto pela Petrobras. Ela explicou que estão sendo investidos na região R$ 4,5 bilhões em exploração e produção de petróleo.

Haddad calcula que podem ser criadas cerca de 1.800 vagas para os estudantes da região. “O Brasil está precisando de engenheiros nessa área e vamos também formá-los em Tefé”, garantiu.
Ele também prometeu ajudar a solucionar um pleito da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) sobre a falta de bancos oficiais no interior do Estado para receber verbas da sua pasta. Um decreto obriga que os repasses só podem ser feitos para as contas das prefeituras em agências oficiais. Ocorre que dos 62 municípios do Estado apenas 19 possuem bancos federais.

Assessoria de Comunicação