Pesquisadores de 15 países participam de evento em Teresina

Olimpíada Iberoamericana de Química (OIAQ) acontece na Universidade Federal do Piauí.

A Universidade Federal do Piauí sedia no período de 17 a 23 de setembro a XVI Olimpíada Iberoamericana de Química (OIAQ). A abertura acontecerá às 9 horas, neste sábado (17), no Cine Teatro da UFPI e contará com a participação do Coral da UFPI e do Coral de Vaqueiros da cidade de União.
O evento internacional ocorrerá pela primeira vez no nordeste e reunirá estudantes e professores dos países ibero-americanos (América Latina, Espanha e Portugal). A Olimpíada é um concurso entre estudantes com o objetivo de promover o estudo da Química, descobrir jovens talentos na ciência e estreitar as relações dos países participantes. Para a professora Dra. Mariana Chaves, do Departamento de Química da UFPI, a OIAQ é uma oportunidade para estimular novos alunos e descobrir novas potencialidades na ciência.

As delegações dos 15 países participantes já chegaram à Teresina (Argentina, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Portugal, Cuba, Costa Rica, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Venezuela, Brasil, Portugal, México e Espanha). Ao todo são 84 participantes, sendo 32 mentores e 52 estudantes.

A delegação brasileira é formada por nove participantes oriundos do estado do Ceará e São Paulo. Em todas as edições da OIAQ o Brasil marcou presença com desempenho destacado. Nas 15 edições já realizadas, o país conquistou 13 medalhas de ouro, 23 medalhas de prata e 20 medalhas de bronze. E também obteve o primeiro lugar geral em seis edições, inclusive nas duas últimas OIAQ realizadas em 2009, na cidade de Havana em Cuba e em 2010 na Cidade do México.

O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior afirmou que é uma honra sediar a XVI Olimpíada Iberoamericana de Química no ano em que a universidade comemora seus 40 anos. "Enquanto reitor, de pronto, já me sinto satisfeito em presenciar um momento de tamanha expressividade e, sendo Químico, minha alegria e satisfação em recebê-los se torna ainda maior", afirmou o reitor.

Em 2011, celebra-se ainda o Ano Internacional da Química com a promoção a nível mundial das grandes descobertas desta ciência em benefício da sociedade.

Fonte: Cidadeverde.com