Lisboa vai acionar Susam para apoiar moradores do Vale do Javari

As principais queixas dos moradores da região do Vale do Javari foram os altos índices de malária nos últimos meses. As reclamações foram feitas durante as reuniões da Comissão de Direitos Humanos, Assuntos Indígenas e Cidadania que aconteceram nos dias 14 e 15 de setembro. A falta de apoio à saúde é o que mais preocupa.

Wilson Lisboa

“Os índices de malária estão muito altos e a maioria dos municípios sequer tem agentes de saúde para dar atendimento, sem falar na falta de medicamentos. A situação é alarmante”, afirmou o deputado estadual e presidente da Comissão, Wilson Lisboa (PCdoB/AM).

O Vale do Javari é a região que concentra o maior número de grupos isolados na Amazônia e no mundo, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai). Além do isolamento, os índios ainda sofrem com os efeitos da ocupação, como por exemplo: a pesca ilegal, a caça e a exploração de madeireiras.

“A primeira medida prática que buscaremos já nas próximas semanas é falar com o secretário de saúde, Wilson Alecrim. A ideia é que as ações preventivas, como vacinação e campanhas sejam intensificadas naquela área, apesar das dificuldades de logística para chegar até lá” disse Lisboa.

Em todo o Vale do Javari, vivem cerca de 2 mil indígenas. Entre 2006 e 2010, mais de 90 sinais de ocupações indígenas foram identificados pela Funai.

De Manaus,
Samira Benoliel