Imprensa nacional destaca badminton piauiense

Jovens atletas do estado brilham nas Olimpíadas Escolares, realizada na cidade de João Pessoa

Uma iniciativa pioneira há cinco anos transformou o estado do Piauí em um dos maiores centros do badminton no Brasil. Esporte de elite, concentrado, principalmente, nos estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo e que ainda carece de exposição no país, o badminton é a modalidade contemplada pelo projeto Jovens Talentos de Badminton, de Teresina, capital do Piauí.
 
O projeto contempla crianças estudantes de escolas públicas em Teresina e, ano que vem, será ampliado, graças à parceria com o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro. Desde a criação do Jovens Talentos de Badminton, em 2006, já são quase mil praticantes da modalidade no Piauí, e alguns deles estão brilhando nas Olimpíadas Escolares, que acontece em João Pessoa, na Paraíba.

– Esses bons resultados aqui não eram esperados. Já conhecíamos os adversários e esperávamos ir bem, mas o mérito de estar nas finais e semifinais é todo dos atletas – elogia a técnica Norma Rodrigues.

Na disputa de duplas, os piauienses Waleson Vinicios dos Santos e Cleudson Lima ficaram com o bronze, após uma emocionante semifinal contra a dupla paulista. No feminino, Thainara da Silva e Monaliza Feitosa levaram a prata, mesmo resultado da dupla mista, formada por Waleson e Thainara, que também ficou com o vice-campeonato na disputa individual.

– Estou feliz. É bom para me acostumar a perder também. Eu adoeci e passei um mês sem treinar. Voltei a jogar há 15 dias e estava sem preparo físico – justificou Thainara, que contou ainda que conheceu o badminton há três anos e se apaixonou pela modalidade, já pensando em se tornar campeã pan-americana adulta.

– E mundial, quem sabe – sonha a piauiense.

– Eles não teriam condições de treinar se não fosse o patrocínio do projeto, pois o badminton é um esporte de elite. Sem os patrocinadores, isso seria impossível – explica Norma, que aproveitou para elogiar a inciativa de incluir a modalidade nas Olimpíadas Escolares este ano:

– A inclusão do badminton na programação ajuda muito a popularizar o esporte.

Briga boa em 2016

Medalhista pan-americano em 2007, no Rio de Janeiro, o ex-atleta de badminton Guilherme Kumasaka coloca o estado do Piauí entre os maiores reveladores de talento da modalidade no país e afirma que a briga para conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos de 2016 será boa:

– O Piauí tem atletas juvenis muito bons. A geração de atletas juvenis do Brasil no badminton é muito boa, é uma excelente safra. A briga em 2016 vai ser grande, mas a briga maior vai ser dentro do país. Há bons atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e do Piauí.

Guilherme acredita que projetos como o Jovens Talentos de Badminton ajudam a popularizar a modalidade, mas ainda há muito a ser feito para massificar o badminton no Brasil.

– Esses projetos sociais ajudaram muito a alavancar o esporte. As Olimpíadas Escolares também são um início, mas o mais importante é o badminton conseguir entrar nas escolas. É preciso ser feito um trabalho dentro das escolas, nas aulas de educação física – concluiu.

Fonte: Portal 180graus