Correios entram em greve no RN

 

Os trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado a partir da zero hora da última quarta-feira (14). A greve atinge Natal e região metropolitana, alem de Mossoró, Caicó e Currais Novos.

Segundo o presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores dos Correios, Francisco Moacir Soares, a área mais afetada pela greve é a operacional, que corresponde a parte de distribuição com 60% do efetivo parado por tempo indeterminado. "A expectativa é que mais trabalhadores entrem em greve no Estado", disse Soares.

Muitos servidores não aderiram a greve, segundo Moacir Soares, por medo de sofrerem um revés por parte da empresa. A decisão pela paralisação foi tomada em assembléia estadual realizada nesta terça-feira (15) em Mossoró com a presença de cerca de 224 trabalhadores de todo o RN.

Uma nova Assembleia está marcada para esta sexta, 16 de agosto, às 11 horas na frente ao Edifício sede dos Correios no RN, situado na Ribeira, em Natal, alem de atividades de greve em Mossoró e Caicó.

Segundo Moacir Soares, “a direção dos Correios no RN não apresentou uma contra proposta de acordo coletivo de trabalho que contemple a categoria”.

Apesar da Empresa, até o momento, não ter se prontificado a reabrir as negociações e apresentar uma nova proposta, que satisfaça as reivindicadões da categoria, os trabalhadores estão a disposição de discutir com a direção da empresa e resolver esse impasse o mais breve possível, evitando assim que a população brasileira seja penalizada pela atitude intransigente da ECT de encerrar as negociações.

Os trabalhadores dos Correios estão há quase dois anos sem aumento salarial e, desde 2009 vem sofrendo com as péssimas condições de trabalho. Vale lembrar que nesse período a empresa ficou sem contratar novos trabalhadores, inclusive provendo dos PDV's – Plano de Demissão Voluntária, que no Rio Grande do Norte demitiu 114 trabalhadores e a nível de Brasil, aproximadamente 7.000 trabalhadores, e isso levou o atual quadro de funcionários a um nível de exigência jamais visto dentro da empresa. A ECT vem crescendo ano a ano, e o salário e as condições de trabalho estão cada vez piores, inclusive registrando um grande índice de adoecimento. O que a categoria exige oportunidade de poder crescer junto com a Empresa, ter seu trabalho reconhecido e bem remunerado.