João Ananias fala sobre missão oficial na Europa

João Ananias foi nesta segunda-feira, 14, à Tribuna da Câmara dos Deputados para falar um pouco da missão oficial que integrantes da Subcomissão Especial do SUS participaram na Inglaterra e França e também para agradecer aos que colaboraram para o sucesso da viagem.

Ele lembrou que o objetivo da missão foi conhecer in loco como funcionam os sistemas de saúde dos dois países e que todas as informações coletadas serão apresentadas em forma de relatório sobre a reestruturação, organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde. Leia a seguir a íntegra do discurso:

Venho à tribuna da Câmara hoje para fazer um breve relato da viagem, em missão oficial, que fiz enquanto Presidente da Subcomissão do SUS, juntamente com o relator da mesma, Deputado Rogério Carvalho do PT de Sergipe. O objetivo dessa missão era conhecer “in loco” na atualidade, como funcionam os sistemas de saúde da Inglaterra e França. Como apresentaremos este mês, relatório sobre a reestruturação, organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde, inclusive com propostas que tramitarão aqui no Congresso Nacional, e assim termos parâmetros de comparação com outros sistemas.

Não vou entrar no mérito do funcionamento dos outros sistemas, isso ficará ao encargo do nosso relator, Deputado Rogério Carvalho. Hoje me pronuncio para destacar o sucesso de nossa missão e fazer agradecimento público aos que colaboraram conosco. Inicialmente nossos agradecimentos ao Itamarati, que através dos Diplomatas Sergio Danesi e Paulo Ming, elaboraram a programação junto às Embaixadas Brasileiras. Não podia deixar de agradecer a Helio Rodrigues e Thayane de Souza, do gabinete do Deputado Rogério Carvalho e ao Hugo Júnior Scheiner de Brito, funcionário da Câmara e do meu gabinete, que em muito colaboraram nessa programação.

Nossas Embaixadas em Londres e Paris, através de nossos embaixadores Roberto Jaguaribe na Inglaterra, e José Mauricio Bustani, em Paris, extremamente solícitos, colocando a nossa disposição o apoio dessas Embaixadas a serviço do êxito da Missão, inclusive, com presença do próprio Dr. Paulo Ming e Conselheira Mariana Moscardo, Conselheira do Brasil em Paris, nas reuniões de trabalho entre nossa missão e interlocutores nos respectivos países. Fica muito claro o destaque de nosso País, no cenário internacional, e em grande parte deve-se ao trabalho do Itamarati e nossas Embaixadas no exterior.

Não poderia deixar de citar a presença na nossa delegação do Presidente da Câmara Municipal de Aracajú, vereador Emanuel Nascimento e do assessor da subcomissão, Dr. Fabio Gomes.

Por último Sr. Presidente, quero fazer também uma referência enfática na disponibilidade e dedicação dos gestores dos Sistemas de Saúde da Inglaterra e França, além do Lord Nigel Crisp, da House of Lords, Londres (Palácio dos Lordes), e ex-ministro da Saúde, que nos recebeu naquele ancestral Parlamento, um dos símbolos da democracia europeia.

Não poderia, ao finalizar minha fala, de agradecer ao Deputado Marco Maia, nosso presidente e ao Deputado Saraiva Felipe, Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família.

Era só Sr. Presidente.

Solicito que este pronunciamento seja publicado nos meios de comunicação desta Casa.


Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias – PCdoB/CE