Ciclo de palestras debaterá Direito à Comunicação

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (16/09) de setembro, as inscrições para o Ciclo de Palestras Direito à Comunicação: a Sociedade quer discutir a sua Mídia, que tem o objetivo de difundir o debate sobre direito à comunicação no Brasil e em outros países, especialmente da América Latina.

 O Ciclo é uma realização do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e da Universidade Federal do Ceará, através dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, e conta com a parceria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc).

Composto por palestras – abertas ao público – e aulas voltadas para 30 inscritos, o projeto terá início com a palestra “Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil”, apresentada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício Lima, um dos principais especialistas em comunicação no país, colunista do Observatório da Imprensa e autor de diversos livros.

Também participará da discussão a professora da UFC, Márcia Vidal Nunes, que, na ocasião, lançará o livro “Rádio, Cidadania e Campanhas Eleitorais (1998-2008)” (E-papers, 2010), fruto de pesquisas sobre os usos do rádio nas campanhas eleitorais. A palestra e o lançamento do livro acontecem no dia 16/09 (sexta-feira), no Auditório da Reitoria da UFC, às 18h30min.

Para aprofundar os temas abordados nas palestras, haverá uma aula no dia seguinte à exposição. A primeira ocorrerá no dia 17 de setembro, das 13h às 17h, e será ministrada pelo professor Venício Lima. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível aqui e se cadastrar gratuitamente.

Vale ressaltar a atualidade dos temas abordados pelo Ciclo Direito à Comunicação: a sociedade quer discutir a sua mídia, haja vista as discussões em curso sobre o novo marco regulatório da comunicação, que logo passará por uma consulta pública. Diante deste cenário, o projeto visa contribuir com a formação teórica e política de estudantes e profissionais de Comunicação, Direito, Ciências Sociais e áreas afins, bem como de integrantes de movimentos sociais interessados no tema e na defesa de uma comunicação democrática.

Serviço

Ciclo de Palestras Direito à Comunicação – a sociedade quer discutir sua mídia

Palestra: “Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil”, com Venício Lima (UNB) e Márcia Vidal (UFC)
Data: 16/09 (sexta-feira) às 18h30, no Auditório da Reitoria da UFC. Acesso Gratuito

Ciclo 1

Palestra para os inscritos

Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil.

Data: 16/09 | Horário: 18h30min
Local: Auditório da Reitoria UFC
Palestrante: Venício Lima (UnB)
Debatedora: Márcia Vidal (UFC)

Aula para os inscritos

Data: 17/09 | Horário: 13h-17h
Ministrante: Venício Lima (UnB)
Local: a ser definido
Formulário de inscrições

Ciclo 2

Palestra aberta ao público

A regra é clara? Legislação da Comunicação Social brasileira

Data: 21/10 | Horário: a ser definido
Local: Auditório da Reitoria da UFC
Palestrantes: Néstor Busso (presidente da Federação Argentina de Rádios Comunitárias – FARCO, membro fundador da Coalizão por uma Radiodifusão Democrática) e Jonas Valente (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação)

Aula para os inscritos

Data: 22/10 | Horário: 13h-17h
Local: a ser definido
Ministrante: Jonas Valente (Intervozes)

Ciclo 3

Palestra aberta ao público

Cheiro de mudança no ar? As políticas públicas de comunicação em debate hoje
Data: 18/11| Horário: a ser definido
Local: a ser definido
Palestrante: Carolina Ribeiro (Intervozes)
Debatedor: Alexandre Barbalho (UECE)

Aula para os inscritos

Data: 19/11 | Horário: 13h-17h
Ministrante: Carolina Ribeiro (Intervozes)
Local: a ser definido

Fonte: UFC