CE: PCdoB-Maracanaú realiza a maior conferência da sua história

PCdoB de Maracanaú faz a maior conferência da sua história e elege num tom de centralismo democrático a sua nova direção municipal.

No último domingo, dia 04 de setembro, foi realizada a Conferência Municipal do PCdoB de Maracanaú, na Câmara Municipal de Vereadores. Cerca de 300 pessoas foram mobilizadas em todo o processo, a maior na história da cidade. Além disso, foram constituídas no decorrer do processo 23 organizações de base, todas com significativa participação dos filiados.

Mesmo com números positivos, o PCdoB de Maracanaú se prepara para crescer ainda mais, estruturando as organizações de bases, ampliando a participação no movimento sindical, sua inserção na juventude, no movimento negro, de mulheres, dos professores, dos comerciários e busca retomar as ações das associações de moradores através da reativação da Federação das Associações de Moradores de Maracanaú (FEDAMA). Diversas filiações foram realizadas comprovando a aceitação da postura atual do comitê municipal e de seus militantes frente às lutas no cotidiano da população.

Além dos delegados da Conferência, também estiveram presentes o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o presidente do comitê estadual Carlos Augusto Diógenes (o Patinhas), o presidente do comitê municipal de Maracanaú e presidente da Câmara de Vereadores Chico Barbeiro (PCdoB) e diversos presidentes de partidos: Piloto (PT), Ricardo (PTC), Salviano (PCB), Luis Carlos (PHS), a presidenta do comitê de Pacatuba, professora Jaira e o vereador e presidente do comitê municipal de Potiretama Manoel Cláudio Bezerra Maia.

A Conferência debateu a conjuntura nacional e estadual, a avaliação do quadro político do estado e do município e o crescimento do partido na cidade de Maracanaú que, segundo o presidente do diretório municipal do partido, vereador Chico Barbeiro, busca grandes desafios. “Pretendemos crescer nossa participação em todos os aspectos referentes à população de nossa cidade, eleger um maior número de vereadores na próxima eleição de 2012”, defendeu.

Outro momento jamais visto aconteceu durante a eleição para nova direção municipal do partido para o próximo biênio. Para as 19 vagas candidataram-se 25 camaradas e, voto a voto, o clima de expectativa predominou. No final, foi anunciado o resultado:

Chico Barbeiro – 73 votos;
Andrerson Rafael – 67 votos;
Nonato Cesar – 60 votos;
Graça Loura – 59 votos;
Glauciane – 58 votos;
Professor Ted – 58 votos;
Eriko Barbosa – 56 votos;
Auxy Costa – 53 votos;
Dora – 53 votos;
Enoque Silva – 52 votos;
Paulinho – 50 votos;
Clauber Cunha – 49 votos;
Jesuino Araujo – 48 votos;
Valdeci – 46 votos;
Darliane – 44 votos;
Prof. Chico – 44 votos;
Ieda Castro – 43 votos;
Magno Furtado – 41 votos;
Vicente Piauilino – 41 votos

Suplentes:

Márcio – 41 votos;
Peitoca – 39 votos;
Tereza – 32 votos;
Fernando – 32 votos;
Sidney – 32 votos;
Tonhão – 30 votos

Finalizando com as palavras do camarada Andrerson Rafael: “O melhor de tudo é que combatemos o bom combate, nos fortalecemos em cada assembleia de base na certeza de que estamos construindo o partido que queremos.”

Fonte: Comitê Municipal de Maracanaú
Fotos: Assis Nascimento