Sem categoria

Venezuela debate atuação da mídia na crise na Líbia 

Especialistas venezuelanos e estrangeiros encerram nesta terça (6) na Venezuela seminário que avalia o tratamento midiático da situação na Líbia, cenário de confrontos entre insurgentes apoiados pelas potências ocidentais e tropas leais ao líder Muamar Kadafi.

O evento, denominado "Artilharia do pensamento X Fábrica de mentiras", teve início no domingo no Centro de Estudos Latino-americanos Rómulo Galegos, e integrou as comemorações do segundo aniversário do relançamento do jornal local Correo del Orinoco.

O encerramento nesta terça (6) teve debate com o tema "A ruptura do cerco midiático contra o povo de Líbia", e contou com os jornalistas Walter Martínez, Rolando Segura e Jordán Rodríguez como palestrantes. Estes dois últimos, correspondentes da TeleSUL, estiveram em Trípoli desde o início do conflito.

O objetivo do forum é analisar o papel das tecnologias da informação e a comunicação na luta pela divulgação da verdade, tendo em vista as agressões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a nação norte-africana.

Os oradores dos dois dias anteriores concordaram em relação à necessidade de implementar planos para desmontar as mentiras sobre a situação desse país e impulsionar um movimento pela saída pacífica dessa crise.

A Otan, através de uma comissão integrada por Estados Unidos, França e Reino Unido, começou a bombardear a nação líbia em meados de março, sob o pretexto de proteger a população e ajudar os rebeldes.

Seus ataques deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nesse território.

Fonte: Prensa Latina