CTB-SE realiza debate sobre conjuntura política

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE) iniciou, na noite de ontem, 06, o ciclo de debates sobre o tema ‘Conjuntura Estadual e as perspectivas para as eleições de 2012’. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe e reuniu sindicalistas, servidores públicos e membros de partidos políticos, além de contar com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), principal palestrante da noite.

CTB realiza debate sobre conjuntura política - Jorge Henrique

Cerca de 50 representantes de entidades sindicais participaram e debateram com o prefeito da capital, um dos fundadores do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Sergipe, os rumos e perspectivas da política no país. O administrador relatou toda a sua trajetória política de 30 anos completados em junho do ano passado e, como não poderia deixar de ser, discutiu sobre o tema eleições, em especial a de 2012.

"A próxima eleição se dá em um momento histórico de instabilidade, não só econômica, por causa da crise mundial, mas política, quando analisamos a realidade local. Aracaju é um termômetro político para o Estado, o que explica a grande disputa que haverá no próximo pleito", explicou o prefeito.

Edvaldo Nogueira destacou a necessidade de união entre os partidos, em especial os da base aliada. Para ele, a coalizão entre as siglas é de fundamental importância para a vitória no pleito. "Temos 14 partidos na coalizão. A idéia é juntar esforços para enfrentar os caminhos futuros. Dentro dela há várias teses: de que devemos lançar três candidatos, ou que a gente defina apenas um nome, que seja o mais forte. Mas o essencial é manter a continuidade da coligação", acrescentou o prefeito.

Segundo Edval Góes, presidente da CTB-SE, o objetivo central dos debates é cercar os sindicalistas de conhecimento, os aprofundado sobre o tema em questão, para que estes tenham sucesso em seus projetos e possam interferir na política partidária e geral. “A representação dos trabalhadores nas Câmaras de Vereadores, nas Assembleias e, até no Congresso Nacional, ainda é pequena e nós avaliamos que é importante ampliar a presença de trabalhadores neste espaço de poder. Por isso vamos investir na sua formação”, ressalta o presidente.

Edval Góes avisa que lideranças de todos os grupos que atuam na política estadual serão convidadas a participar dos próximos debates, previstos para acontecer uma vez a cada mês. “As discussões serão ainda mais amplas nos próximos encontros”, garante.

"Com informações da Agência Aracaju de Notícias e Ascom da CTB-SE"