Sem categoria

Turquia aceita escudo antimísseis da Otan

A Turquia cederá seu território para a instalação de um radar de alerta rápido como parte do compromisso assumido com os aliados de um sistema antimísseis na Europa, desenhado pelos Estados Unidos, confirmou nesta sexta (2) uma fonte diplomática.

A Turquia apoiou a decisão desde o início e contribuiu ativamente ao processo dentro da aliança atlântica, argumentou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Selcuk Unal.

Os planos da Casa Branca sobre a localização de componentes estratégicos do sistema de defesa estadunidense (DAM) em solo europeu receberam o respaldo de 28 membros do bloco durante a cúpula da Otan celebrada no ano passado em Lisboa.

O radar transportável do modelo AN/TPY-2, de fabricação estadunidense, poderá ser empregado pela Armada ou pelo Exército em trabalhos de vigilância radioeletrônica.

Segundo o diplomata, Ancara encontra-se na fase final das negociações técnicas para a instalação do potente radar, cujo alcance abarcará o sul da Europa e a Ásia meridional, incluído o Mar Negro, zona de histórica influência russa.

Por conta disso, Moscou chama a atenção para as ameaças do escudo à segurança e ao potencial dissuasivo de seu país.

A Rússia afirma que nem os Estados Unidos nem a Otan oferecem garantias de que os ultramodernos mísseis antibalísticos e os radares não apontarão para seu território, segundo declarou na quinta-feira o chanceler Serguei Lavrov.

A Turquia, por sua vez, considera que sua decisão de abrigar componentes do DAM é uma contribuição ao novo conceito estratégico da Otan e, ao mesmo tempo, para o fortalecimento do sistema defensivo nacional, indica o jornal Harriyetdaily News.

Para analistas, o gesto turco insere-se em uma tentativa de Ancara por melhorar as relações com a Casa Branca e a Europa, enquanto aspira consolidar seu papel na região e como aliado da Otan.

A nação euro-asiática é a terceira a aceitar a cooperação militar com os Estados Unidos na área do escudo antimísseis, depois que a Bulgária e a Romênia ratificaram em maio último seus desejos de participar ativamente nos projetos.

Também a Polônia e a República Tcheca mostraram entusiasmo para retomar os velhos planos de instalação de mísseis interceptores e radares estadunidenses, que integram o moderno sistema Standart-3.

A Otan é um pacto militar agressivo hegemonizado pelo imperialismo norte-americano e demais potências imperialistas européias. O “novo conceito estratégico” significa a instalação de bases militares e intervenções bélicas fora da área geográfica do atlântico norte. No momento a Otan está massacrando a Líbia.

Com agências