Sem categoria

Itaipu sai do ar e causa apagão em cidades de 7 estados

Uma falha nos circuitos de Itaipu tirou do ar a geração de energia da hidrelétrica binacional. A queda causou um apagão nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e em algumas cidades da região Sudeste do país.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a paralisação começou às 16h43 e se estendeu até as 17h13. Com a queda, perdeu-se cerca de 3 mil megawatts de energia. As cidades prejudicadas tiveram de ser supridas pela geração de outras usinas interligadas ao sistema nacional.

O ONS informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que as causas da falha ainda são desconhecidas. O problema será analisado pela ONS, Furnas, Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica.

Light

No Rio, a distribuidora de energia Light cortou a carga de 275 mil clientes das zonas Norte e Oeste e de alguns municípios da Baixada Fluminense por determinação do ONS, às 16h50.

Entre os municípios afetados, além da capital, estão Paracambi e Seropédica. A empresa informou que, às 17h10, o ONS autorizou a retomada da carga e a distribuição de energia para as localidades afetadas pode ser retomada.

Fonte: Valor Econômico