PCdoB-Amazonas reúne mulheres e ganha 60 novas filiadas

O PCdoB/AM ganhou 60 filiadas na manhã do último sábado durante a plenária de mulheres de preparação para sua 16ª Conferência Estadual. O encontro reuniu mais de 140 pessoase contou com a presença da senadora Vanessa Grazziotin, vereadora de Manaus, Lúcia Antony, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Isis Tavares, e da presidente da União Brasileira de Mulheres seção Amazonas, Vanja Andréa Santos, que é vice-presidente estadual do partido e também secretária de mulheres.

PCdoB reúne mulheres e ganha 60 novas filiadas

Entre os temas da conferência estão a construção de uma sociedade socialista que garanta mais justiça e igualdade para todos e o Projeto Político de 2012. A etapa municipal acontece nos dias 8 e 9 de setembro e a estadual, dias 23 e 24 de setembro.

Para Vanja Santos, a organização das mulheres comunistas ajuda não só o partido mas a sociedade em geral. “A partir do momento em que as mulheres passam a se organizar em torno de um ideal, esse projeto ganha força, credibilidade e faz a sociedade evoluir. É por isso que luta o PCdoB: por uma sociedade justa, digna e aonde as mulheres tenham valorização”, afirmou.

O PCdoB tem atualmente 18 mil filiados. Desse total, 45% é formado por mulheres. "O PCdoB é um partido que compreende a necessidade da participação da mulher na vida política do nosso estado e de nosso país. Investimos na participação política da mulher, pois, apesar dos avanços, nossa realidade ainda é de sub-representações, principalmente nas esferas de poder e que destinem os destinos de nossa cidade, estado e país. Nossa meta é aumentarmos o número de filiadas e apresentarmos nomes pras disputas eleitorais", declarou Vanja Santos.

Ísis Tavares enfatizou a luta feminina dentro do partido. “O PCdoB não organiza mulheres só para fazer número. Temos bandeiras de luta, ação em todas as esferas: seja com a UBM ou setor institucional”, afirmou.

A senadora Vanessa saudou as novas filiadas e desejou boas vindas. “É sempre bom lembrar das coisas boas que ajudamos a construir. A Lei Maria da Penha é um exemplo. Outra luta é pela valorização no mercado de trabalho”, disse.

Os presidentes estadual e municipal do PCdoB, Edilon Queiroz e Anderson Souza, e o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, também estiveram na plenária.

Entre as mulheres filiadas ao partido estão:

Márcia Siqueira – Cantora
Isis Tavares – Presidente do CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
Monica Melo – Diretora-presidente do Detran
Tanara Lauchener – Secretária Executiva SEPROR
Alessandra Campelo – Ex-Secretária Executiva SEPROR
Lucia Antony – Vereadora de Manaus
Isabel Marinho – Vereadora de Manacapuru
Alzira Barros – Vereadora de Iranduba/suplente do senado
Cristiane Barros – secretária de Turismo de Iranduba
Ana Martins – Presidente da Associação de Mulheres de Iranduba
Angela Barakat – presidente da Associação de Mulheres de Cabos e Soldados do Amazonas
Priscila Santos – Presidente da UMES – União Municipal de Estudantes Secundaristas
Beatriz Calheiros – Presidente da UEE/Am
Gabriela Macedo – Coordenação DCE/UFAM
Sandréia Costa – Direção Nacional da UBM – União Brasileira de Mulheres
Raimunda Serrão – Direção Estadual da UBM
Leila Dorotéia – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Eliana Teixeira e Dora Brasil – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
Andréia Costa – Conselho Municipal de Saúde

De Manaus,
Mariane Cruz