O socialismo na América Latina é tema de debate em BH

“A luta pelo socialismo na América Latina contemporânea”. Este é o tema do debate que acontece nessa segunda-feira (29), no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Serão debatedores, o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo de Carvalho, o presidente do Sinpro, Gilson Reis e o geógrafo e escritor Gaby Fernandes, que na oportunidade lançará o livro: Pela Carreteira do Caribe até o cara de Caracas.

Pela Carretera do Caribe

Lançado pela editora All Print, o livro é no estilo da literatura on the road, stheinbeck, jack kerouac, com um jeito latino, contemporâneo e revolucionário. Relata as experiências de viagens pela América Latina realizadas ao longo na última década pelo escritor. Não simples relatos, mas testemunhos de quem viveu intensamente cada momento político de países em intensa transformação.

Segundo Gaby, os textos tratam especialmente da subida de Evo Morales ao poder na Bolívia, as lutas do povo Venezuelano, as fraudes no Peru, os levantes indígenas, os bloqueios de carreteras”. São testemunhos dinâmicos de uma “década de fogo na América morena, afora todo esforço humano de aproximar-se da lua, das mulheres e da poesia retinta que mora em todo quadro bem reparado”, conclui o escritor.

O debate é uma iniciativa do Sindicato do Professores, da Associação José Marti, com apoio do Portal Vermelho e do Sindicato dos Jornalistas, onde será o evento.

Debate: “A luta pelo socialismo na América Latina contemporânea”
Local: Sindicato dos Jornalistas
Av. Álvares Cabral, 400 – Centro – BH
Data: 29 de agosto (segunda-feira)
A partir de 19 horas