Indústria de bacalhau da Amazônia: inauguração é amanhã

Ministro da pesca, Luiz Sérgio Oliveira, governador Omar Aziz e senadora Vanessa Grazziotin já confirmaram presença na solenidade, que acontece em Maraã (a 635 quilômetros de Manaus).

O Governo do Estado inaugura nesta quinta-feira, dia 25, a primeira indústria de bacalhau da Amazônia, com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura Luiz Sérgio Oliveira. A unidade é a primeira da América do Sul e vai ser instalada em Maraã (a 635 quilômetros de Manaus), com capacidade para processar até 1,5 mil toneladas de pescado por ano. A obra é fruto de convênio entre a Secretaria de Produção Rural do Amazonas e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Outra unidade semelhante – feita em parceria com a Suframa – está em fase de conclusão no município de Fonte Boa (a 680 quilômetros de Manaus).

A escolha dos municípios de Maraã e Fonte Boa deve-se ao fato da região produzir 85% do pirarucu manejado do Amazonas, na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá. Mas nem só Mamirauá vai abastecer as indústrias com pirarucu. As demais reservas sustentáveis do Estado também abastecerão as fábricas.