Fórum de Educação do Ceará debaterá piso nacional dos professores

 “A Formação e a Valorização do Professor no Brasil – Os Desafios para a Implementação do Piso Salarial”. Esse é o tema do Fórum de Educação do Ceará em 2011. Como nos anos anteriores, o Fórum promoverá debates com professores, gestores, estudantes e pais de alunos, em municípios de diferentes regiões do Ceará.

O objetivo é ampliar as discussões para o maior número de protagonistas do setor educacional, buscando informações sobre as realidades locais e sugestões para a luta pela efetiva implementação do piso.

Este ano o Fórum será realizado em cinco regiões do Estado. O primeiro debate acontece em Icapuí, no Litoral Leste, no dia 2 de setembro, na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis (Av. Filizolina Freitas, S/N, Bairro Cajuais), de 7h30 ao meio-dia. Os debates seguintes, ainda com datas a serem confirmadas, acontecerão em Horizonte, Maranguape e Juazeiro do Norte, além de Fortaleza, que em dezembro receberá uma reunião final, para conclusão do Fórum 2011.

"O Fórum valoriza os professores, dando-lhes espaço para falar sobre a realidade da educação nos seus municípios, este ano tendo como tema a luta pela implantação do piso salarial nacional do magistério”, afirma o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), cujo mandato promove o Fórum.

Carga horária

“Conquistamos a lei do piso, mas falta torná-la realidade, na prática, em todos os municípios do Ceará e do Brasil. Para isso, precisamos que governadores e prefeitos respeitem a lei, inclusive o direito a um terço da carga horária dos professores para atividades extra-sala”, acrescenta Chico Lopes, autor da emenda que instituiu esse direito.

Chico Lopes destaca que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou os argumentos de governadores de cinco estados, que questionaram aspectos da lei do piso. “O Tribunal confirmou a validade plena da lei, que precisa ser cumprida. Inclusive quanto ao direito a um terço da carga horária para atividades de planejamento, preparação de aulas, estudo e busca de informações por parte dos professores”, reforça o deputado.

“Os professores precisam fazer sua parte, compreendendo que a aprovação da lei é apenas a primeira parte da luta pelo piso. A luta para garantir o piso salarial é que fará a diferença não apenas para a sua garantia, mas para os reajustes anuais do piso e a busca da verdadeira valorização dos professores”, amplia Chico Lopes. “Para isso, estados e municípios podem inclusive contar com recursos da União”.

Fórum: contribuição à educação

"O Fórum de Educação é um evento respeitado e consolidado, por sua trajetória de muitos anos em favor dos debates sobre o setor educacional. Esta nova edição ganha mais força neste momento em que se discute o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e em que os professores de todo o País lutam para fazer valer o piso salarial nacional da categoria”, reforça a coordenadora do Fórum e assessora do Mandato Chico Lopes, professora Sâmia Helena de Souza.

"Com essa contribuição dos professores, de suas visões e experiências, vamos tirar propostas concretas para buscar avanços na qualidade de ensino em nosso Estado e na busca", afirma a coordenadora.

Inscrições

As reuniões do Fórum de Educação do Ceará são abertas à participação de todos os interessados no tema. Inscrições podem ser feitas no local do evento.

O Fórum de Educação do Ceará em Icapuí, no dia 2 de setembro, conta com apoio do Sindicato dos Servidores Municiais de Icapuí e da Secretaria de Educação de Icapuí.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)