Diretor LGBT da UNE sofre agressão homofóbica em Santo André

Na madrugada do último sábado (20), o diretor de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) da União Nacional dos Estudantes (UNE), Denilson Júnior, sofreu um ataque homofóbico enquanto saía de um bar em Santo André, região metropolitana de São Paulo.

No vídeo abaixo, Denilson Júnior relata a agressão, conta como foi o atendimento do serviço público de saúde e da Polícia Militar, além de orientar como uma vítima de homofobia deve agir.

Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, a entidade tomará as medidas judiciais cabíveis para respaldar o diretor da entidade e continuará em constante diálogo com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). “Os cidadãos não podem se intimidar com este tipo de crime. A UNE vai continuar a atuar na luta, através de debates dentro das universidades, a fim de enfrentar o problema de frente, prezando pela integridade física e moral de todos os homossexuais”.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgou uma nota em solidariedade ao jovem, repudiando a violência cometida e divulgando o Disque Direitos Humanos (Disque 100), para recebimento de denúncias de violação dos direitos humanos da comunidade LGBT.

Denilson recebeu, ainda, solidariedade de diversas entidades do movimento social. O presidente da ABGLT, Toni Reis, enviou uma mensagem via correio eletrônico: "Denilson,  querido,  meu carinho e afeto. Toda nossa solidariedade. Registrou B.O. [Boletim de Ocorrência]? Veja o que podemos fazer. A ABGLT está à disposição. Faça um relato. Todo nosso apoio. Toni Reis".

Da redação, Luana Bonone, com informações da UNE