Atividades movimentam greve dos professores

Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 05 deste mês, e reivindicam pagamento do piso nacional, julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Várias manifestações estão previstas para fortalecer o movimento grevista.

O Sindicato Apeoc confirma para esta quinta-feira (25/08): professores farão passeata em Fortaleza. A concentração será a partir das 8h, na Praça da Imprensa em Fortaleza, na avenida Desembargador Moreira. Em seguida os professores seguem em passeata até a Assembleia Legislativa, onde tentarão mais uma vez contato com os parlamentares.

Segundo o comando de greve, o movimento é o maior da história moderna do Estado, atingindo 24 mil professores e deixando cerca de 600 mil alunos sem aulas. Os educadores lutam pela implantação imediata da Lei do Piso Nacional do Magistério, aprovada em 2008.

Apoio

Outro ponto que os grevistas destacam é que, agora, os professores contam com o apoio efetivo da classe estudantil. Apesar de os alunos estarem fora da sala de aula, a grande maioria deles compreendem os motivos da paralisação e fazem questão de aumentar o piquete da mobilização.

O presidente da Apeoc, Anízio Melo, salientou que mais de 80% dos professores aderiram ao movimento em 676 escolas cearenses. De acordo com ele, a parceria com os pais e estudantes está sendo fundamental para dar mais força à greve, que não tem data para acabar.

Próximos passos

De acordo com Anízio Melo, os professores vão realizar vigília nesta quinta-feira (25/08), na sede da Assembleia Legislativa. Na próxima segunda-feira (29/08), os integrantes da categoria se reunirão em assembleia geral, no Ginásio Aécio de Borba, às 15h, para decidir os rumos da greve.

Crato

No Crato, os professores preparam uma grande ação de cidadania nesta quinta-feira (25/08), a partir das 8h, na Praça do Pimenta, aonde serão ofertados atendimentos na área de saúde e apresentações artísticas. Já na sexta-feira (26/08), a partir das 8h, na Escola Presidente Vargas, será realizada uma assembleia com os professores de todas as escolas estaduais do Crato.

Quixeramobim

As manifestações de apoio aos professores surgem de todas as regiões do Ceará. Centenas de estudantes de Quixeramobim, no Sertão Central, participaram, nesta terça-feira (23/08), de uma passeata seguida de ato de protesto e apoio aos professores. Eles bloquearam a CE-060 deixando o trânsito na rodovia estadual bastante complicado.

Durante a manifestação, um motorista tentou avançar contra os estudantes. O fato gerou revolta e foi preciso a intervenção dos agentes de trânsito para acalmar os ânimos. Ele saiu do veículo e teve discussão acirrada com os manifestantes.

Após o bloqueio da rodovia, os alunos percorreram as principais ruas e avenidas da cidade e encerraram o protesto na frente da Prefeitura de Quixeramobim, onde pediram apoio do prefeito, que não se encontrava no prédio.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações de sites e blogs locais)