Um partido de braços abertos para o povo!

No último final de semana (18, 19 e 20 de agosto), na reta final da Conferência Municipal do PCdoB, ocorreram pela cidade diversas conferências intermediárias. O frio e a garoa não desanimaram a militância comunista que em diversos pontos da cidade se reuniram para debater e definir os rumos do partido para o próximo período.

Netinho com a militância do PCdoB

Cerca de 1,2 mil militantes reunidos nos comitês distritais e de categorias, realizaram nesse último final de semana suas conferências. De norte a sul da cidade elegeram a sua direção e debateram a tese “Ousar lutar, ousar vencer!” documento proposto pela direção municipal.

O vereador e pré-candidato a prefeito da cidade Netinho de Paula, percorreu diversas dessas conferências, todas elas destacaram a eleição de Netinho de Paula à prefeitura de São Paulo. O atual vereador foi o primeiro candidato a anunciar sua candidatura e está bem posicionado em todas as pesquisas realizadas até agora. Além da eleição de Netinho, os comunistas debateram também a eleição de vereadores, onde o Partido está empenhado na construção de uma chapa própria para o próximo pleito.

Para o presidente do Comitê paulistano, Wander Geraldo foi o processo que reuniu mais de 7 mil filiados foi vitorioso. “Isso fortalece o PCdoB da Capital para as futuras batalhas a curto, médio e longo prazo”.

“O processo de conferência deflagrou um processo de filiação de várias lideranças ao Partido, sendo que, algumas delas irão disputar as eleições 2012 como pré-candidatos a vereadores (as) e fortalece o nosso projeto de lançarmos Netinho de Paula pré-candidato a prefeito de São Paulo”, completou o presidente paulistano.

Trabalhadores e juventude

Os trabalhadores também tiveram participação massiva no processo, além de participar de conferências distritais organizaram plenárias em diversas categorias, entre eles: trabalhadores de telemarketingl, dos Correios, do metrô, advogados, trabalhadores do Hospital das Clínicas e do Iamspe – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. O destaque fica por conta dos trabalhadores em transporte público da cidade de São Paulo (condutores), que durante o processo reuniram mais de 700 trabalhadores da categoria no processo.

A juventude, celeiro de quadros do PCdoB, também realizou um grande encontro que elegeu os delegados para a Conferência Municipal.

Partido renovado

O processo de conferência que é bianual contou com a participação de novos segmentos, e renovou também quanto à forma de organização com coletivos e organismos especiais, como por exemplo, o de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneres) e a formação do coletivo de mídia que debate a democratização e o acesso ao setor.

Para o Secretário Municipal de Comunicação do PCdoB, Ricardo dos Reis, é um avanço ter o coletivo de mídia. “O coletivo de mídia nasce para contribuir no debate sobre a democratização da mídia, e aqui em São Paulo é emblemático, pois se encontra os grandes conglomerados de mídia, como o Grupo Folha, Estado, TV Globo, etc”.

“O Partido precisa estar em todos os lugares; atingir a consciência de todas as pessoas, portanto, se o tal organismo de um segmento compreender seu papel de classe, lutar pelo socialismo e ter o Partido como instrumento para a transformação, podemos organizar o partido em qualquer canto”, disse Vandré Fernandes, secretário de organização municipal.

Foram criados também o coletivo da Intolerância Religiosa, do Anti-racismo, da Diversidade Sexual, da Cultura e dos Sambistas, que pela primeira vez elegeu uma coordenação.

“Estamos nos propondo a não deixar ninguém de fora, sem abandonar as outras estruturas, como os Distritais e as Categorias, importantes organismos intermediários que mantém a chama socialista acesa, conscientizando o povo e fazendo o PCdoB cada mais forte”, finaliza Vandré.

A Conferência Municipal do PCdoB está marcada para os dias 27 e 28 de Agosto no auditório da Universidade Paulista (UNIP) campus Vergueiro.

De São Paulo, Ana Flávia Marx e Ricardo dos Reis