PCdoB defende criação de Conselho da Juventude em Campo Bom

O primeiro suplente de vereador, Valter Fernando Farias Lemos Junior, assumiu a cadeira novamente na sessão da última segunda feira(15/08/11), após o vereador titular, Victor Fernando da Silva Souza(PCdoB) se licenciar do cargo uma semana, devido problemas de saúde.

Valter é estudante de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), foi Presidente da União dos Estudantes de Campo Bom (UECB) Conselheiro Tutelar, ajudou a fundar o Nação Hip Hop-RS, faz parte da direção municipal da UJS e PCdoB.

Durante a sessão, o plenário ficou lotado de representantes de diversos segmentos sociais (estudantes, sindicalistas, líderes comunitários, do movimento GLBT, Hip Hop e UJS) que acompanharam a sessão até o final. Na oportunidade apresentou um Anteprojeto de Lei n°05/2011, para criar o Conselho Municipal de Juventude(CMJ).

Em relação à participação juvenil, Valter defendeu “que é papel do poder público estimular e garantir os meios para o protagonismo dos jovens na cena pública e política, apreendendo a importância desta vivência no seu processo de desenvolvimento pessoal e social, cultural e econômico, como estratégia para a construção de uma sociedade mais justa. Portanto, a participação é de suma importância, pois o olhar dos jovens sobre elas é uma condição essencial para sua eficácia e eficiência”.

O vereador aproveitou também para parabenizar as entidades que recentemente organizaram a primeira Conferencia Municipal de Juventude em Campo Bom, e lembrou que o Anteprojeto para criar o Conselho Municipal de Juventude foi uma das inúmeras proposta tirada neste encontro. “Portanto, existe um acumulo de discussão que necessita ser valorizado e acredito que a criação do Conselho, mais que uma necessidade é uma exigência da juventude campobonense", finalizou o vereador.

O anteprojeto segue agora para análise das comissões do Legislativo Municipal.

Com informações João Flávio -Assessor de Bancada do PCdoB/Campo Bom