Sem categoria

Brasil doará alimentos para merenda escolar de Honduras

O Brasil doará para Honduras 13 mil toneladas de alimentos para um programa oficial de merenda escolar, anunciou nesta terça (16) em Tegucigalpa o embaixador Antonio José Ferreira Simões, subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe.

O diplomata, acompanhado de outros funcionários do governo brasileiro, foi recebido pelo presidente hondurenho, Porfirio Lobo, com quem falou também sobre a vontade do Brasil de apoiar Honduras em outros campos de cooperação, como energia e segurança, informou a Casa Presidencial em Tegucigalpa.

Em entrevista coletiva, Simões ressaltou que o Brasil tem toda a vontade de ajudar Honduras e destacou que o projeto de cooperação não significa apenas doar alimentos, mas exportar a "bem-sucedida experiência do Brasil em criar uma merenda digna". Segundo o diplomata, o Brasil também apoiará Honduras na geração de energia através de biomassa, assim como em outras áreas, como turismo e segurança.

O Brasil reconheceu em junho passado a legitimidade do governo de Lobo, após a crise política que atingiu Honduras após o golpe sofrido pelo então presidente, Manuel Zelaya, em 28 de junho de 2009. Na época, o Brasil manifestou apoio a Zelaya e abrigou-o por quatro meses na embaixada brasileira em Tegucigalpa.

Simões disse, sem mencionar datas, que o ministro das Relações Exteriores de Honduras, Mario Canahuati, deve visitar o Brasil para concretizar um projeto de cooperação bilateral. Canahuati agradeceu a visita do diplomata brasileiro e classificou o encontro com o presidente Lobo como "muito positivo e proveitoso para Honduras".

O chanceler hondurenho não quis falar sobre segurança, mas, no que diz respeito a fontes alternativas de energia, disse que uma missão do Brasil viajará em data ainda não fixada para trabalhar com as instituições nacionais do setor.

Fonte: EFE