Sem categoria

Escritora Isabel Allende apoia estudantes chilenos

A escritora Isabel Allende manifestou apoio às manifestações de estudantes chilenos, defendendo uma educação gratuita e de qualidade para todos. Ela criticou a lógica do lucro que prevalece nas instituições de ensino, como parte do sistema neoliberal. A autora cancelou as viagens que ia realizar ao país, uma vez que as escolas estão fechadas.

"Estava muito animada, foi triste ter que suspender, mas o que eu ia fazer se as escolas estão fechadas?", disse ela, explicando que as viagens seriam realizadas junto ao Ministério da Educação do Chile, como parte de um compromisso assumido após vencer o Prêmio Nacional de Literatura 2010.

A escritora apoiou as demandas do movimento de estudantes chileno, dizendo ao jornal La Tercera que “a alternativa de uma educação de qualidade e gratuita é uma demanda básica. E o lucro é parte do sistema neoliberal, que já não funciona”.

"Creio que o que está ocorrendo é a ponta do iceberg, porque o tema, no fundo, é a desigualdade de oportunidades", argumentou Isabel. Segundo ela, “os jovens estão fazendo uma revolução cultural. Na Espanha, há os indignados. O desencanto foi demonstrado pelos jovens na Inglaterra”, comentou.

Há cerca de dois meses, estudantes chilenos e funcionários do sistema educacional têm realizado manifestações e protestos contra o governo, a fim de obterem uma reforma no setor. O governo do presidente Sebastián Piñera já apresentou uma proposta à categoria, que a considerou insuficiente.

Com Ansa