Jogos Escolares chegam à reta final

O Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL) apresenta o balanço das atividades realizadas no XXXIV Jogos Escolares do Amazonas (JEA´s 2011), nesta sexta-feira (12) em uma coletiva com a imprensa no ginásio da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, às 9h30min.

Os jogos escolares em 2011 movimentaram cerca de 320 mil pessoas, entre alunos/atletas, professores, coordenadores e técnicos desde o mês de abril quando da realização das seletivas do interior e capital do Estado.

Após as seletivas os campeões das modalidades individuais e coletivas participam da etapa final que está sendo realizada em Manaus desde o dia 03 de agosto. Recorde absoluto este ano, o número de participantes ultrapassou os 17 mil alunos, incluindo 28 delegações de municípios do interior.

Conforto, segurança e alimentação
Para garantir o conforto e a segurança das delegações do interior, foram disponibilizadas pela coordenação a hospedagem em cinco hotéis: Hotel da FVO, Taj Mahal, Plaza, Mônaco e Ana Cássia. A alimentação para os atletas e coordenadores foram atendidas no restaurante da Fundação Vila Olímpica, onde foram servidas em média 3.500 refeições por dia, entre café, almoço e jantar.

Recursos assegurados até as Olimpíadas Escolares e novidades para o Jeas de 2012
O orçamento do para a realização dos Jogos Escolares em 2011 somam R$ 2,6 milhões, já incluído nesse montante as despesas com as passagens aéreas para a disputa das Olimpíadas Escolares que este ano acontecem em João Pessoa-PB em setembro e Londrina-PR em novembro. O Amazonas participa da competição anualmente e se destaca por ser uma das maiores delegações. O Estado será representado nas duas etapas do certame por 364 pessoas, entre atletas e dirigentes, sendo 180 na etapa da Paraíba e 184 na etapa do Paraná.

A cada ano são acrescidas novas modalidades nos jogos escolares. Para 2012, o Secretário de Esportes do Estado anuncia desde já a inclusão do skate e badminton (desporto individual ou de duplas, praticado com raquete e uma peteca), modalidades que já fazem parte das Olimpíadas Escolares.

Emprego e renda – Durante os jogos são gerados cerca de 600 empregos diretos (arbitragem das modalidades, serviço gerais, seguranças, motoristas e pessoal administrativos) são contratados para o certame.

De Manaus,
Claudinei Fernandes