Fortaleza sedia Encontro sobre Democracia e Forças Armadas

Fortaleza sedia até amanhã (10) o 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), no Seara Praia Hotel. Com o tema “Democracia, Defesa e Forças Armadas”, a capital cearense recebe membros do alto escalão do governo federal e estudiosos de diversos países da América Latina, Europa, Ásia e África para discutirem assuntos relativos ao tema. A realização é da ABED e do Observatório das Nacionalidades (ON), com o apoio da UFC e da UECEs.

Sociedade civil, sem fins lucrativos, de natureza educacional, científica e cultural, de âmbito nacional, sem conotação político-partidária, a Abed congrega pesquisadores que desenvolvam estudos sobre Defesa Nacional, Segurança Nacional e Internacional. Já o Observatório das Nacionalidades é um grupo de pesquisa multidisciplinar voltado para estudos teóricos e empíricos concernentes à construção das nações e reúne pesquisadores de diversas instituições acadêmicas brasileiras e é atualmente liderado pelos professores Manuel Domingos Neto (UFC/ Universidade Federal Fluminense) e Mônica Dias Martins (UECE).

O senador Inácio Arruda (PCdoB) foi um dos palestrantes do encontro. Na tarde desta segunda-feira (08), o comunista falou sobre “Anistia Política e seus Desdobramentos no Campo da Proteção aos Diretos Humanos”, durante a mesa redonda “Direitos Humanos, Defesa e Cidadania”.

Participam do evento o ministro da Defesa do Equador, Javier Ponce Cevallos; o diretor do Centre for Defence Acquisition de Londres, David M. Moore; e Yannick Quéau, da Fondation pour la Recherche Stratégique da França. Entre os acadêmicos, Xiaoqin Ding, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, e Sebastião Velasco e Cruz, cientista político da Universidade de Campinas – Unicamp.

Além das conferências e mesas redondas, o encontro promoverá 15 simpósios que discutirão tópicos como a “Sociologia das Forças Armadas”, “Política Externa Estadunidense e seus Reflexos para a América do Sul”, entre outros, além da apresentação de duzentos trabalhos acadêmicos da área.

O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes; Governo do Estado do Ceará; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Secretaria de Assuntos Estratégicos e o apoio da Universidade Estadual do Ceará – UECE, da Universidade Federal do Ceará – UFC, do Ministério da Defesa do Direction des Constructions Navales et Services e do Jornal O Povo.

Programação

Programação dos Simpósios Temáticos

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da UECE)