Sem categoria

Em 2012, oito dos 12 estádios estarão prontos, afirma ministro

Durante entrevista ao programa Roda Viva na noite desta segunda-feira (8), na TV Cultura, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, mostrou-se otimista com o andamento das obras para a Copa do Mudo de 2014, no Brasil. O ministro disse que até o final de 2012, oito dos 12 estádios estarão prontos.

Em 2012, oito dos 12 estádios estarão prontos, afirma ministro - TV Cultura

Ao declarar a importância do mundial para o Brasil, Orlando Silva diz: “O Brasil é muito importante. Copa e Olimpíadas são plataformas e temos muita coisa para ensinar ao mundo. Em 2014 vamos celebrar um grande momento no País”.

Ao ser perguntado pelo atraso nas obras, o ministro nega que isso esteja acontecendo e esclarece com otimismo: “As obras estão caminhado. No final de 2012 teremos oito dos 12 estádios prontos”, esclarecendo que três deles são de iniciativa privada: Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Outra questão levantada foi sobre os aeroportos. “O plano de aeroportos é para o Brasil de hoje. Não é para a Copa”, diz. E ainda declara que a decisão da presidente Dilma de fazer concessão de aeroportos é corajosa. “São os principais aeroportos e esperamos que as empresas privadas façam bem”.

Perguntado sobre o montante investido na Copa, o ministro declara que não é possível saber. “O número não está definido. Parte do investimento é Copa e parte é do Brasil”, afirma.

Demora de São Paulo

O ministro também disse que São Paulo demorou para acordar, referindo-se à definição do estádio que irá abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014. O ministro reconhece a indefinição quanto à cidade que irá abrir o mundial, mas refere-se a São Paulo como a que tem boas condições para que isso aconteça.

A polêmica em torno das obras do estádio do chamado Itaquerão, em São Paulo, foi explicada pelo ministro. Para ele, a definição pelo Corinthians em troca do Morumbi como local para os jogos na cidade foi apenas uma troca de endereço. “O que houve foi uma mudança de endereço”. Em sua opinião “quem protelou São Paulo foram os seus governantes”.

Com informações da TV Cultura