Tudo pronto para o 34º Jogos Escolares do Amazonas

Cerca de 18 mil alunos participam da etapa estadual disputando 25 modalidades. A abertura será no dia 03 de agosto na Arena Amadeu Teixeira, a partir das 17 horas.

Entrando em sua 34ª edição, os Jogos Escolares do Amazonas (JEA’S) é a maior competição estudantil da Região Norte e tem proporcionado ao longo dos anos uma atividade esportiva diferenciada a milhares de estudantes amazonenses. Promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL) juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) o evento movimentou este ano em todo o Estado mais de 300mil alunos.

Para o secretário de Esportes do Estado, Júlio César Soares, os jogos escolares além de ser um meio de integrar escola e sociedade, desperta ao aluno o interesse em se tornar um atleta de alto rendimento. “A nossa intenção com a realização dos jogos é proporcionar a melhoria da qualidade de vida para esta geração de alunos e fortalecer ainda mais o esporte no nosso Estado, tendo em vista, o fato de que a competição é a maior reveladora de talentos do esporte amazonense", disse.

O trabalho realizado desde as etapas municipais nos 10 pólos do interior, distritais e o das escolas particulares, evidencia o esforço dos profissionais envolvidos diretamente na realização do evento. Com os recursos e o investimento garantido pelo Governo do Estado, a etapa final do acontece no período de 03 a 12 de agosto e reúne 17 mil alunos classificados. Serão nove dias de disputa em 25 modalidades incluindo o triátlon e a capoeira, duas novidades para este ano.A abertura dos jogos acontecerá no dia 03 de agosto na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira a partir das 16 horas.

O evento tem como meta avaliar o rendimento escolar no campo da educação física e desporto, também serve como seletiva para as Olimpíadas Escolares, realizada em âmbito nacional nos períodos de 9 a 18 de setembro em João Pessoa- Paraíba a faixa etária de 12 a 14 anos, e de 15 a 17 anos em Londrina – Paraná de 2 a 11 de dezembro, e as paraolimpíadas escolares de 6 a 11 de setembro em São Paulo.

Organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte, as Olimpíadas Escolares é o maior evento estudantil esportivo do Brasil e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional. Os campeões que representarem o Amazonas nas Olimpíadas irão disputar em 12 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

A cada edição dos Jogos Escolares do Amazonas o número de participantes é maior, em 2009 foram atendidos 245 mil aluno e 18 modalidades, esse ano superou a marca de 300 mil atletas competindo em 25 modalidades: atletismo, basquetebol, canoagem, ciclismo, corrida de orientação, futebol, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, jiu-jítsu, judô, karatê, luta olímpica, pólo aquático, queimada, remo, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia, xadrez, triátlon e capoeira.

A partir do dia 02/08, as delegações de vários municípios chegam a Manaus para a competição.

De Manaus,
Claudinei Fernandes