Procuradoria dará parecer sobre Adin contra Lei de Informática

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, comprometeu-se com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) em acelerar um parecer do órgão sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei de Informática. A Adin nº 2399, que se encontra na PGR desde 2008, foi ajuizada em 2001, no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo então governador do Amazonas, Amazonino Mendes. O ministro Marco Aurélio Mello é o relator da matéria na Corte.

A senadora Vanessa se reuniu nessa segunda (1º), no seu gabinete, com procurador-geral. A parlamentar disse a ele que a Lei de Informática vem causando sérios prejuízos ao Amazonas. Lembrou que por causa dela, as recentes Medidas Provisórias (MPs) 517 e 534 aumentaram as vantagens tributárias para quem produzir modens e tablets (computadores em forma de prancheta) fora do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Roberto Gurgel ouviu da senadora que a Adin em questão, apesar do tempo que está em tramitação, é um importante instrumento do Estado para combater “os efeitos danosos da Lei de Informática” sobre a economia amazonense.

“Os problemas começaram com a modificação da lei em 2001 no Governo de Fernando Henrique Cardoso, que prejudicou a produção de computadores e celulares no Estado. Produtos como monitor de vídeo, no qual o PIM era responsável por 80% da produção nacional, hoje não chega a 25% do mercado brasileiro”, disse.

Segundo ela, a participação dos produtos de informática que em 2004 era de 22,52% chegou em 2010 com apenas 9,71%, registrando a menor participação no período e a constatação da forte tendência de queda desse segmento na Zona Franca.

Assessoria de Comunicação