Sem categoria

Chávez espera conseguir mais de 10 milhões de votos nas eleições

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que vai obter mais de "10 milhões de votos" e vencer as eleições do ano que vem. O mandatário, que passa por um tratamento contra o câncer, garantiu recentemente que não irá abandonar sua campanha à reeleição devido à doença.

Ao participar por telefone de um evento com agroindustriais venezuelanos, Chávez explicou que seu projeto eleitoral para o período de 2013 a 2019 "instrumentará o socialismo construtivo" e negou “ter planos para eliminar as pequenas e as médias empresas." Segundo o presidente, estas firmas ajudam "a não depender somente da renda do petróleo."

O presidente, que completa 57 anos de idade nesta quinta-feira, contou que, como "presente de aniversário", os funcionários da estatal Petróleos da Venezuela (Pdvsa) vão aumentar a produção de combustível em 30 mil barris diários na região de Orinoco.

O líder criticou ainda o fato de a oposição venezuelana ter feito uma "guerra suja" com o anúncio de sua doença. "A verdade é que, graças a Deus, estamos no caminho da franca recuperação de uma enfermidade que é dura, mas que vamos derrotar", disse.

O presidente anunciou que tinha câncer no início de julho, após ser submetido a uma cirurgia de emergência em Cuba, onde ficou por cerca de um mês. Até o momento, no entanto, não foi confirmada a região do corpo atingida pela doença.

Durante o tratamento, Chávez delegou suas funções ao vice-presidente, Elias Jaua, mas negou a possibilidade de se afastar do cargo.

Com informações da Folha de S. Paulo