Sem categoria

México: caravana Paz com Justiça e Dignidade visita o sul do país

O movimento pela Paz com Justiça e Dignidade divulgou nesta segunda (25) em seu site que a próxima caravana até a fronteira sul do México se realizará entre 8 e 18 de setembro.
Os ativistas, liderados pelo poeta Javier Sicilia, partirão da capital até Morelos, Guerrero, Oaxaca e Chiapas. Depois cruzarão a fronteira da Guatemala e regressarão ao ponto de partida passando por Chiapas, Tabasco, Veracruz e Puebla.

A caravana tem como objetivo “tornar visíveis também as problemáticas de marginalidade e pobreza e outros fenômenos característicos da região”, segundo o que foi definido no documento pela Paz na cidade de Juarez, ao término da caravana de Consuelo, feita em junho passado.

O movimento também manterá na semana seguinte um encontro com representantes do Poder Legislativo no Castelo de Chapultepec, no Novo México, onde dialogará com o presidente mexicano.

Nessa reunião, os militantes exigirão a aprovação de uma nova reforma política no país, que permitirá aos cidadãos terem acesso a cargos de eleição popular, apresentar propostas e participar de reeleições.

Na semana passada, outros acordos do Movimento pela Paz, com Justiça e Dignidade começaram a se concretizar, ao serem criadas cinco mesas de trabalho para darem encaminhamento aos diálogos entre o poeta Javier Sicilia e o presidente Felipe Calderón.

A Procuradoria Geral da República e a Secretaria de Governo avaliarão e darão encaminhamento às petições dos cidadãos relacionadas com a gestão da justiça e o estímulo à democracia participativa.

Além de trabalhar por um novo modelo de estratégia de segurança nacional, os ativistas defendem os princípios de respeito aos direitos humanos.

Fonte: Prensa Latina