Sem categoria

Chávez declara que concorrerá às eleições de 2012

O ministro das Finanças venezuelano, Jorge Giordani, afirmou nesta segunda-feira (25) que o presidente, Hugo Chávez, que se encontra em Cuba recebendo tratamento contra o câncer, disputará as eleições presidenciais de 2012.

"Eu tenho razões médicas, razões científicas, razões humanas, razões do amor e razões políticas para permanecer como chefe de governo e concorrer à presidência mais forte do que antes", disse Chávez, após passar pela segunda fase de seu tratamento médico em Havana.

"Acho que não há dúvida de que nas eleições de 2012 (Chávez) estará presente e que continuará por muitíssimos anos mais", declarou à emissora estatal "VTV" Giordani, a quem o presidente delegou parte das funções de chefe de Estado antes de ir para Cuba.

Horas antes de sua partida, Chávez delegou ao ministro e ao vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, parte de suas funções, como a capacidade para fazer transferências orçamentárias, a nomeação de funcionários de baixo escalão, assim como a responsabilidade de aprovar ou vetar recursos.

"Este é um decreto para delegar, não como querem alguns setores da oposição, que eu entregue o governo (…) vou delegar um conjunto de funções, como manda a Constituição", anunciou Chávez no sábado durante um conselho extraordinário de ministros realizado no mesmo dia de sua partida para Havana.

Giordani afirmou nesta segunda-feira que recebia as novas responsabilidades governamentais "com modéstia" e indicou que assumiu as novas funções "para que o presidente se recupere rapidamente e siga dirigindo o país".

As declarações de Giordani reiteram a postura do governo, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e do próprio Chávez de que a doença anunciada em 30 de junho não altera os planos de se candidatar à reeleição no próximo ano, em data ainda indefinida, mas que provavelmente ocorrerá em dezembro.

Da Redação, com informações de agências