Projeto político organizativo do PCdoB é discutido em Alagoas

Na noite da última quarta-feira (20) reuniu-se no Hotel Ouro Branco, em Maceió, a Comissão Política Estadual do PCdoB-AL com o secretário Nacional de Organização, Walter Sorrentino, em que foi discutido o projeto político e de organização do partido no estado.

Alagoas

Foi com uma reunião ampliada que a Comissão Política Estadual do PCdoB em Alagoas recebeu o secretário Nacional de Organização, Walter Sorrentino. Estiveram presentes, além da Comissão Política Estadual, o prefeito de Satuba, Titor, o vice-prefeito de Marechal Deodoro, Dr. Petrúcio, membros do Comitê Estadual do Partido, do Comitê Municipal de Marechal Deodoro e do Comitê Municipal de Maceió.

Abriu a reunião o presidente Estadual do PCdoB-AL, Eduardo Bomfim, destacando a importância da mesma, para discussão sobre o projeto político eleitoral, organizativo, político mais geral e os desafios do Partido. Salientou que essas questões se colocam em uma dinâmica que corresponde a um período histórico, de resistência estratégica. Acrescentou que particularmente estes períodos dos governos Lula e Dilma têm suscitado demandas teóricas, ideológicas, afirmando que o Partido avança na política de sua construção, para fazer frente a esse quadro. Segundo Bomfim a organização está sintonizada com esses desafios, mantém a linha marxista leninista mas com feição brasileira. Destacou ainda que a realidade de Alagoas é complexa, assim como cada estado tem sua realidade, com desafios históricos a se enfrentar.

Walter Sorrentino ao falar afirmou que a reunião se circunscreve no processo de Conferências do Partido. Destacou a retomada da construção nacional por que passa o país, em um quadro de crise internacional, considerando a relação entre crise e oportunidades que se colocam para o Brasil.

Sorrentino lembrou que o PCdoB tem projeto próprio, o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, rumo ao socialismo, que passa pelo êxito do governo Dilma, que apoiamos, pelo qual lutamos, com ideias e também críticas, em especial na política econômica, que mantém o tripé câmbio distorcido/juros elevados/economia fiscal. Destacou que o pagamento de juros subtrai investimentos em saúde, educação, e que se trata de uma equação política.

Walter Sorrentino colocou ênfase na vida do Partido, diferente dos demais, um Partido com autonomia, independência. Destacou a importância do crescimento eleitoral, afirmando que estamos passando por um bom momento em que devemos abrir as portas do Partido, trazer grandes nomes da sociedade.

Sorrentino afirmou que a primeira responsabilidade da Conferência é formular com clareza o projeto político. Acrescentou que o Partido em Alagoas merece a vitória e que deve procurar apresentar chapas próprias, lembrando que faltam apenas setenta dias para o prazo de filiação.

Walter disse que o Partido tem de ser uma força convicta, consciente. Destacou a importância de o PCdoB ser o Partido do Socialismo, relatando que mais de 50% da população brasileira tem em bom conceito o socialismo. Destacou a importância de aguçar o senso de representação e de alargar nossa base social, falar para a sociedade, dando o exemplo de Cláudia Petuba que falou para os jovens alagoanos nas últimas eleições.

Walter Sorrentino destacou a importância de direções capazes, realizadoras, da construção de um projeto eleitoral amplo, com direções partidárias com autoridade e força, o que implica em compromisso com o rigor no funcionamento coletivo do Partido. Encerrou dizendo que é preciso tornar indissociável política e organização, cada estado com sua realidade.

O membro da Comissão Executiva Estadual de Organização, Sinval Costa, apresentou o balanço do processo de reconstrução do Partido no estado, das Conferências Municipais realizadas e a realizar, e o projeto político do PCdoB nos municípios alagoanos, com a perspectiva de lançamento de chapas próprias de candidatos a vereador em alguns deles.

Marivone, secretária Estadual de Organização, complementou o balanço apresentado por Sinval, prevendo que o PCdoB em Alagoas poderá ter um número próximo a trezentos candidatos a vereador nos cerca de trinta e quatro municípios em que as direções municipais estão sendo renovadas.

O vereador de Maceió Marcelo Malta fez uma comparação da atual situação do PCdoB em Alagoas, de crescimento qualitativo, com anteriores momentos vividos pelo Partido no estado. Destacou ainda o papel que o Partido tem jogado nos governos de Lula e Dilma, lembrando que o PCdoB foi o primeiro a assumir o Ministério da Coordenação Política criado por Lula, com o Ministro Aldo Rebelo, com a participação também de Eduardo Bomfim como seu Secretário Executivo, num momento de crise política.

O vice-prefeito de Marechal Deodoro, Dr. Petrúcio, o Fifi, destacou a importância do Partido na luta contra as desigualdades sociais, informando que em Marechal Deodoro o PCdoB tentará repetir a eleição de dois vereadores, que tenham compromisso com o projeto do Partido e que já está sendo construída a chapa própria para a disputa à Câmara Municipal, com nomes qualificados.

Cláudia Petuba destacou a importância da análise e conhecimento da realidade do Estado e, em particular de Maceió, para a atuação do Partido junto à sociedade. Para isso, considera fundamental o aprofundamento das discussões a respeito da realidade política, econômica e social alagoana, salientando que o Partido no estado já vem fazendo isso mas muito há que se avançar para uma intervenção na realidade alagoana.

Eduardo Bomfim encerrou a reunião com ênfase na situação da atuação e do projeto do Partido na conjuntura local, nacional e internacional, concordando com Walter Sorrentino quanto à necessidade da preparação dos futuros dirigentes do Partido, vinculada a seu projeto político.

De Maceió, Selma Villela