"Organizar para crescer" é a meta do PCdoB-AM

A nova política organizativa do PCdoB foi o tema da plenária de filiados em Manaus, que aconteceu na manhã deste sábado (23) no auditório da Assembleia Legislativa do Estado e reuniu cerca de 300 pessoas. O encontrou serviu ainda para reafirmar a posição do partido contra o Projeto de Lei 121, de autoria da Prefeitura que pretende repassar à iniciativa privada a gestão de feiras, mercados e outros espaços públicos de uso coletivo, tais como parques e centros de esporte e lazer.

Organização PCdoB AM - Mariane Cruz

A reunião contou com a presença do secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino. Ele afirmou que o partido tem como meta se tornar uma alternativa para governar o país, inclusive no Amazonas. “Estamos caminhando para disputar o governo do Estado. Não importa em quanto tempo. Estamos acumulando força para isso”, ressaltou.

Sorrentino destacou que 2011 é um ano de conferências e que o partido trabalha muito mais nos anos não-eleitorais. “É o momento de dar mais atenção à questão organizativa. Não basta ser um partido de massas, mas um partido organizado, com força consciente, com apoio à militância de bases”, disse.

Partido local

No Amazonas, o PCdoB possui mais de 18 mil filiados, segundo dados do TRE. O secretário de organização estadual, Antônio Levino, afirma que a meta da legenda é chegar aos 25 mil até o fim do ano e 30 mil membros em 2012. “Aliando sempre ideologia e estruturação partidária”, enfatizou.

Só na capital, o PCdoB possui cerca de 11 mil filiados, divididos em 300 bases. De acordo com Levino, até o fim do processo de conferência o objetivo é organizar o partido de uma forma diferente. Atualmente, são nove distritais. Com o novo plano organizativo esse número dobraria. “Cada base deve ter no máximo 10 mil habitantes e cada distrital deve ser dividido, na cidade, por cada 100 mil habitantes”, explicou.

Para o dirigente, um partido grande, sem idéia não deve existir. “Esse é o momento de elaborarmos um plano para cada base, seja com a eleição da associação de moradores, na fábrica, universidade, etc. Devemos dominar nossa área de atuação”, orientou.

De Manaus,
Mariane Cruz