Inácio Arruda propõe bolsa de incentivo para artista principiante

O senador Inácio Arruda apresentou, no Senado Federal, Projeto de Lei n.º 404/2011, instituindo a Bolsa-Artista. O objetivo é proporcionar formação e aprimoramento de artistas amadores e profissionais em diversas áreas de atuação. Inspirado na Bolsa-Atleta, a Bolsa-Artista pretende ser um mecanismo de apoio e incentivo a artistas iniciantes, mas com potencial já evidenciado em seus campos de atuação.

Inácio justifica sua proposição explicando que a Bolsa Artista tem o propósito de valorizar artistas que se encontram em fase inicial de suas carreiras. ‘Pretendemos, dessa forma, criar condições para que se desenvolvam talentos em diversas áreas que, muitas vezes identificados na infância ou adolescência, não encontram oportunidade de se desenvolver e se integrar ao cenário artístico e cultural do País.

A Bolsa-Artista será regida pelos seguintes princípios: valorização da diversidade de estilos, gêneros e linguagens artísticas; ênfase no pluralismo de idéias e na preservação da diversidade cultural brasileira; prioridade para o desenvolvimento das habilidades dos artistas, e não para projetos culturais específicos; igualdade de tratamento
entre as manifestações culturais eruditas e populares.