Polícia indicia três por crime contra extrativistas no Pará

Em coletiva na manhã desta quarta-feira (20), a Policia Civil apresentou o fazendeiro José Rodrigues Moreira como mandante do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva.

violencia no campo

O resultado do inquérito que apurou o caso aponta três pessoas como responsáveis pelo crime ocorrido no dia 24 de maio, no sudeste paraense. Segundo o inquérito o motivo seria a disputa de terra.

O inquérito levou quase dois meses para ser concluído, mais de cinqüenta depoimentos.
Segundo a investigação os executores dos assassinatos foram Lindonjohnson Silva Rocha, irmão de José Rodrigues Moreira, e Alberto Lopes do Nascimento, conhecido como "neguinho".
Neguinho e Lindonjohnson, irmão do fazendeiro José Rodrigues Moreira, estavam de tocaia na mata quando José Cláudio e Maria saltaram de uma motocicleta, na estrada, para cruzar uma pequena ponte de madeira. Lindonjohnson, irmão do fazendeiro, teria desferido os tiros que mataram o casal de ambientalistas.

Antes do assassinato, o fazendeiro José Rodrigues entrou em conflito com o casal por conta de dois lotes de terra dentro do assentamento. Lote esses que o Incra confirmou a posse da terra aos assentados, ao que o fazendeiro teria dito aos ambientalistas que perderia os lotes, mas eles pagariam por isso.

Na coletiva estavam presentes; o presidente do inquérito e diretor da Delegacia de Combate aos Crimes Agrários (Deca), em Marabá, delegado José Humberto de Melo Júnior; o delegado geral da Polícia Civil, Nilton Atayde e o diretor de polícia do interior, delegado Silvio Maués.
O inquérito foi concluído pela policia mais os indiciados continuam impune. A sociedade paraense exige das autoridades do Pará e da justiça que decretem a prisão do mandante e dos executores do crime.

Por uma cultura de paz, pelo fim dos assassinatos no campo, reforma agrária já!

De Belém,
Moisés Alves