Sem categoria

Turquia comanda reunião em busca de acordo de paz na Líbia

O governo da Turquia apresentará esta sexta-feira (15), em Istambul, uma proposta denominada Roteiro de Paz, como tentativa de acordo para encerrar a crise na Líbia. A ideia é estabelecer um período de transição democrática. Mas os europeus e norte-americanos querem aumentar a pressão para o líder líbio, Muamar Kadafi, abrir mão do poder, que detém há 42 anos.

O assunto é tema de uma reunião extraordinária do Grupo de Contato para a Líbia, criado na Conferência de Londres de 29 de maio. Houve três reuniões anteriores à que ocorrerá amanhã – em abril no Catar, depois em maio na Itália e, em junho, nos Emirados Árabes Unidos.

Representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), das Nações Unidas, da Liga Árabe, da União Africana e do Conselho de Transição (órgão formado pela oposição a Khadafi) participam das discussões. Nos debates haverá representantes de 40 países. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e do secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, confirmaram presença.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse ontem (14) que o governo brasileiro e a comunidade internacional acompanham atentamente as negociações para encerrar a crise na Líbia. A situação na Líbia se agravou depois da entrada da Otan nas operações.

A organização obteve autorização das Nações Unidas para ocupar uma área de exclusão aérea no país. Desde então forças leais a Khadafi, oposição e integrantes da Otan enfrentam-se nas ruas das principais cidades líbias.

Fonte: Agência Brasil